Vídeo

Vídeo de apresentação

Regulamentação Propinas Regime: Ensino a Distância, online Língua de Ensino: Português

A licenciatura tem como objetivo principal o domínio da língua portuguesa como vetor de comunicação e de cultura e o conhecimento aprofundado de duas ou de três línguas estrangeiras - escolhidas entre Alemão, Espanhol, Francês e Inglês - aplicadas ao exercício de atividades de comunicação e/ou funções comerciais e administrativas, relações internacionais e relações públicas. Num mundo cada vez mais conectado e globalizado, a fluência de vários idiomas é uma mais-valia, quer ao nível profissional, quer pessoal. No final da formação, o licenciado em Línguas Aplicadas deverá ter adquirido métodos de análise e síntese, instrumentos de comunicação e conhecimentos das grandes problemáticas do mundo contemporâneo. A formação em Línguas, a que corresponde o Maior em Línguas Aplicadas, é complementada pelo Minor em Assessoria e Administração ou pelo Minor em Cidadania Europeia e Globalização, que oferecem formação complementar e diversificada noutras áreas científicas, nomeadamente nas áreas da Sociologia, Gestão, Economia e Direito.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES),

Acreditação

Guião de auto-avaliação

Estrutura Curricular:

Maior em Línguas Aplicadas (138 ECTS)
Minor em Assessoria e Administração (42 ECTS)
Minor Cidadania Europeia e Globalização (42 ECTS)

Maior em Línguas Aplicadas:

1º Ano

- 1ª Língua Estrangeira (Nível I e II) (1ºA-1ºS e 2ºS) - Escolher uma primeira língua estrangeira de entre as 4 em oferta, que deve ser mantida ao longo dos seis semestres do curso, respeitando a sequência das unidades curriculares.

- 1ª Sociedade e Cultura Estrangeiras (Nível I e II) (1ºA-1ºS e 2ºS) - Escolher uma primeira unidade curricular de sociedade e cultura de entre as 4 em oferta, sendo que no 2º semestre se deve manter a área linguística escolhida no 1º semestre.

- Opcionais Maior Línguas Aplicadas (1ºS e 2ºS) - Escolher uma das duas vias de formação em oferta: 1ª via - Literaturas Europeias I (1ºS) e Literaturas Europeias II (2ºS) - 2ª via - Introdução aos Estudos de Tradução (1ºS) e Técnicas de Comunicação em Língua Estrangeira (2ºS), optando neste caso por uma das 4 línguas em oferta.

2º Ano

- 2ª Língua Estrangeira (Nível I e II) (2ºA-1ºS e 2ºS) — Escolher uma segunda língua estrangeira de entre as 4 em oferta, que deve ser mantida por 2 ou por 4 semestres (2º e/ou 3º anos curriculares), respeitando a sequência das unidades curriculares.

- 2ª Sociedade e Cultura Estrangeiras (Nível I e II) (2ºA-1ºS e 2ºS) — Escolher uma segunda unidade curricular de sociedade e cultura de entre as 4 em oferta, sendo que no 2º semestre se deve manter a área linguística escolhida no 1º semestre.

3º Ano

- 3ª Língua Estrangeira (Nível I e II) (3ºA-1ºS e 2ºS) — Em alternativa a continuar o estudo da segunda língua estrangeira, pode escolher uma terceira língua estrangeira de entre as quatro em oferta, que deve ser mantida no 2º semestre deste 3º ano curricular (respeitando a ordem sequencial).

- Opcionais Maior L. Aplicadas - 2ºS — Escolher uma unidade curricular de entre as 2 opções em oferta.

Minor em Assessoria e Administração:

2º Ano

- Opcionais Minor em Assessoria e Administração (2ºA-1ºS) — Escolher uma unidade curricular de entre as 2 opções em oferta.

3º Ano

- Prática da Tradução (3ºA-2ºS) — Escolher a unidade curricular cuja área linguística coincide com a primeira língua estrangeira escolhida.

Minor em Cidadania Europeia e Globalização:

2º Ano

- Opcionais Minor em Cidadania Europeia e Globalização (2ºA-1ºS) — Escolher uma unidade curricular de entre as 2 opções em oferta.

3º Ano

- Opcionais Minor em Cidadania Europeia e Globalização (3ºA-1ºS) — Escolher duas unidades curriculares de entre as 3 opções em oferta.