A unidade curricular promove a compreensão das motivações subjacentes à situação política, social e económica atual de Espanha. Analisar-se-ão os principais elementos iconográficos da cultura espanhola, as diversas perspetivas do \'eu\' e do \'outro\', o conceito de Estado versus nação, a relação do Estado com a Catalunha, a Espanha na Europa, e a influência de movimentos sociais como o feminismo na sociedade contemporânea, entre outros aspetos. Para tal, será fundamental a consulta não apenas dos textos listados na bibliografia, mas também de outras obras contemporâneas, escritas e audiovisuais, que fornecerão uma visão abrangente da Espanha contemporânea e que serão disponibilizadas ao longo do curso.
Cultura
Sociedade
Espanha
Século XXI
A unidade curricular analisa os principais eventos socioculturais que moldam a sociedade espanhola no século XXI. Serão abordados e discutidos temas como a Constituição Espanhola, as autonomias, a situação política e económica, o terrorismo basco e internacional, os movimentos sociais do 15M, o feminismo, a ascensão de novos partidos políticos e da chamada ultradireita, bem como as expressões artísticas e literárias mais significativas e influentes na Espanha contemporânea. Os conteúdos serão explorados segundo uma perspetiva inevitavelmente europeísta e comparativa entre diferentes países.
Vasconcelos Romão, Filipe. (2017) Espanha e Catalunha: Choque entre Nacionalismos. BookBuilders.
Outros textos, obrigatórios e opcionais, serão disponibilizados ao longo da unidade curricular.
Other texts, mandatory and optional, will be made available throughout the course.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de dois e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
A unidade curricular integra o Projeto GOPA (Gamificação Online: Uma Pedagogia Alternativa), que promove a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem.