Sociedade e Cultura Espanholas II
Código: 31352
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A importância desta unidade curricular reside na compreensão dos motivos mais recentes por trás da situação política, social e económica atual da Espanha. Serão analisados os principais elementos iconográficos da cultura espanhola, as diferentes perspetivas do «eu» e do «outro», o conceito de estado versus nação, a relação do Estado com a Catalunha, a Espanha europeia e a influência dos diferentes movimentos sociais como o feminismo na sociedade atual, entre outros aspetos. Para isso, será essencial a leitura não apenas dos textos indicados na bibliografia, mas também de outras obras contemporâneas, tanto escritas quanto audiovisuais, que contribuirão para uma visão holística da Espanha contemporânea e que serão fornecidos devidamente no decorrer da disciplina.

Cultura
Sociedade
Espanha
Século XXI

Os estudantes devem ser capazes de:
• identificar, analisar e relacionar os principais conflitos sociais e económicos do século XXI na Espanha atual.
• perceber as questões nacionalistas no estado espanhol.
• ler de forma crítica os textos escritos e audiovisuais mais representativos de cada conflito analisado.
• perceber com visão crítica o panorama político da Espanha atual.
• conhecer a realidade linguística, cultural, social e económica da Espanha atual. 

Nesta unidade curricular, pretende-se analisar os principais eventos socioculturais que moldam a sociedade espanhola no século XXI. Para isso, serão abordados e discutidos temas como a Constituição espanhola, as autonomias, a situação política e económica, o terrorismo basco e internacional, os movimentos sociais do 15M, o feminismo, a ascensão de novos partidos políticos e da chamada ultradireita, bem como as expressões artísticas e literárias mais significativas e influentes na Espanha contemporânea. Tudo isto com uma perspetiva inevitavelmente europeísta e comparativa entre diferentes países.

 

Vasconcelos Romão, Filipe. (2017) Espanha e Catalunha: Choque entre Nacionalismos. BookBuilders.

Outros textos, obrigatórios e opcionais, serão disponibilizados ao longo da unidade curricular.

 

E-learning com atividades sumativas (e-fólios) e atividades formativas (fóruns, desafios, atividades interativas, vídeos, áudios, textos escritos ou narrativas que acompanham e complementam o estudo.)

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Esta Unidade Curricular faz parte do Projeto GOPA (Gamificação online: uma pedagogia alternativa) que pretende dar muita importância à metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem. O aluno poderá optar por seguir este percurso mais dinâmico ou ter um percurso mais tradicional.