A unidade curricular Espanhol IV visa desenvolver a competência comunicativa do estudante ao nível B2 do QECR. Propõe-se consolidar a autonomia linguística através da compreensão e produção de discursos orais e escritos mais extensos, incorporando nuances pragmáticas e maior flexibilidade lexical. O curso promove o contacto com textos autênticos, a análise de géneros discursivos variados e a interação em contextos sociais, académicos e profissionais. Através de tarefas orientadas, o estudante amplia a sua capacidade de argumentação, descreve situações complexas e adquire fluência comunicativa com correção gramatical global.
Espanhol, Usuário Independente, B1.2
-Compreender textos orais e escritos complexos sobre temas concretos e abstratos.
-Produzir discursos orais claros e detalhados, com capacidade de sustentar opiniões e argumentos.
-Redigir textos coerentes, estruturados e adequados ao género discursivo.
-Utilizar vocabulário variado e estruturas gramaticais avançadas de forma consistente.
-Aplicar estratégias pragmáticas para gerir conversas e resolver mal-entendidos.
-Demonstrar autonomia na seleção de fontes autênticas em espanhol.
Revisão e expansão gramatical: modos e tempos verbais, usos avançados do subjuntivo, conectores argumentativos.
Léxico temático: meios de comunicação, sociedade e cultura, ciência e tecnologia, relações profissionais.
Pragmatismo comunicativo: opiniões matizadas, cortesia, reformulação e negociação de significado.
Compreensão oral mediante vídeos, entrevistas, reportagens e debates.
Produção escrita: artigos de opinião, textos argumentativos, relatos e resenhas.
Interação: debates moderados, simulações e tarefas colaborativas.
Estratégias do utilizador B2 segundo o QECR.
Difusión. (2020). Bitácora 4: Nueva edición. Libro del alumno. Difusión.
Consejo de Europa. (2018). Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: Aprendizaje, Enseñanza y Evaluación. Compañero de volumen. Ministerio de Educación y Formación Profesional.
Trata-se duma disciplina prática inserida no marco do ensino online que privilegia a comunicação assíncrona. A aprendizagem online duma língua estrangeira implica uma constante revisão dos conteúdos e atividades apresentadas na plataforma, bem como um alto nível de autonomia, motivação e autodisciplina.
O plano de trabalho pretende ajudá-lo a estruturar o seu próprio processo de aprendizagem através da realização das atividades formativas propostas que suponham a posta em prática e assimilação dos conteúdos teóricos.
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação continua em Espanhol IV. Os estudantes serão avaliados pelo trabalho realizado durante o semestre em 3 e-fólios (A, B e C) e pela realização de um e-fólio global no final do semestre. (40% somatório dos três e-fólios e 60% na classificação final).