Código: 51185
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 150
Total de horas de contacto: 45

A unidade curricular Espanhol IV visa desenvolver a competência comunicativa do estudante ao nível B2 do QECR. Propõe-se consolidar a autonomia linguística através da compreensão e produção de discursos orais e escritos mais extensos, incorporando nuances pragmáticas e maior flexibilidade lexical. O curso promove o contacto com textos autênticos, a análise de géneros discursivos variados e a interação em contextos sociais, académicos e profissionais. Através de tarefas orientadas, o estudante amplia a sua capacidade de argumentação, descreve situações complexas e adquire fluência comunicativa com correção gramatical global.

 

Espanhol, Usuário Independente, B1.2

-Compreender textos orais e escritos complexos sobre temas concretos e abstratos.

-Produzir discursos orais claros e detalhados, com capacidade de sustentar opiniões e argumentos.

-Redigir textos coerentes, estruturados e adequados ao género discursivo.

-Utilizar vocabulário variado e estruturas gramaticais avançadas de forma consistente.

-Aplicar estratégias pragmáticas para gerir conversas e resolver mal-entendidos.

-Demonstrar autonomia na seleção de fontes autênticas em espanhol.

Revisão e expansão gramatical: modos e tempos verbais, usos avançados do subjuntivo, conectores argumentativos.

Léxico temático: meios de comunicação, sociedade e cultura, ciência e tecnologia, relações profissionais.

Pragmatismo comunicativo: opiniões matizadas, cortesia, reformulação e negociação de significado.

Compreensão oral mediante vídeos, entrevistas, reportagens e debates.

Produção escrita: artigos de opinião, textos argumentativos, relatos e resenhas.

Interação: debates moderados, simulações e tarefas colaborativas.

Estratégias do utilizador B2 segundo o QECR.

Difusión. (2020). Bitácora 4: Nueva edición. Libro del alumno. Difusión.

Consejo de Europa. (2018). Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas: Aprendizaje, Enseñanza y Evaluación. Compañero de volumen. Ministerio de Educación y Formación Profesional.

Trata-se duma disciplina prática inserida no marco do ensino online que privilegia a comunicação assíncrona. A aprendizagem online duma língua estrangeira implica uma constante revisão dos conteúdos e atividades apresentadas na plataforma, bem como um alto nível de autonomia, motivação e autodisciplina.

 O plano de trabalho pretende ajudá-lo a estruturar o seu próprio processo de aprendizagem através da realização das atividades formativas propostas que suponham a posta em prática e assimilação dos conteúdos teóricos. 

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação continua em Espanhol IV. Os estudantes serão avaliados pelo trabalho realizado durante o semestre em 3 e-fólios (A, B e C) e pela realização de um e-fólio global no final do semestre.  (40% somatório dos três e-fólios e 60% na classificação final).