Sociedade e Cultura Inglesas II
Código: 31117
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular contextualiza as dinâmicas económicas, sociais, políticas e culturais de Inglaterra desde a era da industrialização até à sociedade britânica pós-Brexit, abordando, em simultâneo, os acontecimentos primordiais que marcaram os diversos períodos e que estiveram na base de alterações de fundo na mundividência, assim como em todos os ramos da vida e da sociedade.

Sociedade e Cultura Inglesas II debruça-se sobre dois períodos latos, compreendidos entre os séculos XVIII e XXI:

• a Modernidade e o Vitorianismo, com o seu centro na Industrialização, no Império e nas correntes de pensamento que lhes subjazem (Utilitarismo, Idealismo, Liberalismo, Romantismo);

• a Modernidade e a Pós-Modernidade, com o seu centro nos dois grandes conflitos mundiais novecentistas e nos desenvolvimentos ocorridos na viragem do século XX para o século XXI, geradores de grandes clivagens e profundas alterações.

1. Industrialização

2. Vitorianismo

3. Guerras Mundiais; Pós-Guerra

4. Sociedade britânica pós-Brexit

  • Caracterizar a sociedade e a cultura inglesas nos períodos em apreço, tanto na sua especificidade como no âmbito lato do contexto europeu e global.
  • Compreender os pressupostos contidos em obras fulcrais que estiveram na génese do perfil de cada período e das profundas alterações na cosmovisão.
  • Analisar criticamente os acontecimentos históricos de cada época, a nível social, económico, político e cultural, segundo os contextos históricos e culturais e através das obras de diversos autores.
  • Estabelecer relações entre diferentes períodos, contextos e fenómenos culturais, avaliando continuidades, ruturas e o impacto destes na construção da sociedade contemporânea.
  • Demonstrar capacidade de reflexão crítica, de síntese e de argumentação, distinguindo o essencial do acessório e integrando conhecimentos interdisciplinares no debate académico.

TEMA 1: A INDUSTRIALIZAÇÃO

A | Revolução Industrial

B | Utilitarismo; Liberalismo; Idealismo; Socialismo utópico

 

TEMA 2: O VITORIANISMO

A crítica à Industrialização; apogeu e declínio da Era Vitoriana

 

TEMA 3: A ERA DAS GRANDES GUERRAS E O PÓS-GUERRA

As duas Guerras Mundiais do século XX; os períodos pós-guerras

 

TEMA 4: DO FINAL DO SÉCULO XX AO BREXIT

Da viragem do século XX à sociedade britânica pós-Brexit

Black, Jeremy. A History of the British Isles. London: Macmillan, 1997. (Páginas 168-287)
Heyck, T.W. The Transformation of Intellectual Life in Victorian England. London & Canberra: Croom Helm, 1982.
Houghton, Walter E. 1957. The Victorian Frame of Mind, 1830-1870. New Haven and London: Yale UP, 1985.
Kearney, Hugh. 1989. The British Isles.
A History of Four Nations. Cambridge: Cambridge UP, 2006. (Páginas 158-334)
Luísa. 
Sociedade e Cultura Inglesas. eUAb — Coleção Universitária, Nº 34. Lisboa: U Aberta, 2024. [MANUAL DA UC; Capítulo III — A MODERNIDADE em diante].
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15291

Marwick, Arthur. 1982. British Society since 1945. London: Penguin, 2003.
---. Culture in Britain since 1945. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell, 1991.
More, Charles. 2007. Britain in the Twentieth Century.
London and New York: Routledge, 2014.
Viana Ferreira, J.C. Primórdios da Modernidade em Inglaterra, Um Estudo da Cultura Inglesa. Cadernos de Anglística-14. Lisboa: Colibri, 2008.
____________________________
Obra de referência (organização de trabalhos):
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 7th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2009.


 

E-learning.

A avaliação assume preferencialmente o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final.
Avaliação contínua:
– 40%: trabalho ao longo do semestre, correspondente a dois e-fólios (e-Fólio A; e-Fólio B), submetidos na sala de aula virtual; participação nas atividades propostas.
Nota: por motivos técnicos, a classificação obtida pelo trabalho desenvolvido nas atividades propostas será lançada no dispositivo denominado ‘e-Fólio C’.
– (60%): realização de um trabalho escrito final denominado e-Fólio Global.
O Exame Final traduz-se numa única prova escrita no final do semestre.

O Manual da UC constante em Bibliografia deve ser adquirido antes do início da unidade curricular, pois é necessário desde a 1ª semana do semestre
O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra; acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.
Embora não exista regime de precedências, aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Sociedade e Cultura.
A unidade curricular integra o Projeto GOPA (Gamificação Online: Uma Pedagogia Alternativa), que promove a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem.

Língua de ensino: Português.