Sociedade e Cultura Inglesas II
Código: 31117
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15


A unidade curricular traça a contextualização económica, social, política e cultural de Inglaterra, desde a era da industrialização, até à era da pós-modernidade e da globalização, abordando, em simultâneo, os acontecimento primordiais que marcaram diversos períodos e que estiveram na base de alterações de fundo na mundividência, assim como em todos os ramos da vida e da sociedade.
Sociedade e Cultura Inglesas II debruça-se sobre dois períodos latos, compreendidos entre os séculos XVIII e XX:
• a Modernidade e o Vitorianismo, com o seu centro na Industrialização, no Império e nas correntes de pensamento que lhes subjazem (Utilitarismo, Idealismo, Liberalismo, Romantismo);
• a Modernidade e a Pós-Modernidade, com o seu centro nos dois grandes conflitos mundiais novecentistas, geradores de grandes clivagens e profundas alterações.

1. Período ‘Modern’
2. Vitorianismo
3. Industrialização
4. Guerras Mundiais; Pós-Guerra

• Conhecimento das características da sociedade e da cultura inglesas, tanto na sua especificidade, como no âmbito lato do contexto europeu, de acordo com a periodização apresentada em Conteúdos.
• Conhecimento dos pressupostos contidos em obras fulcrais que estiveram na génese do perfil de cada período e das grandes alterações na cosmovisão.
• Capacidade de reflexão sobre os acontecimentos de cada época, a nível social, económico, político e cultural, entendendo-os per se e através das obras de diversos autores.
 

I. A Modernidade e o Vitorianismo: a Industrialização; as reformas parlamentares; a Revolução Industrial e as suas consequências; Utilitarismo, Idealismo e Liberalismo; o Império.

II. A Modernidade e a Pós-Modernidade: da Primeira à Segunda Grande Guerra; a ‘Commonwealth’; cultura popular e cultura de massas; o Pós-Guerra e as políticas de consenso; a sociedade de consumo; a globalização.

Black, Jeremy. A History of the British Isles. London: Macmillan, 1997. (Páginas 168-287)

Heyck, T.W. The Transformation of Intellectual Life in Victorian England. London & Canberra: Croom Helm, 1982.

Houghton, Walter E. 1957. The Victorian Frame of Mind, 1830-1870. New Haven and London: Yale UP, 1985.

Kearney, Hugh. 1989. The British Isles. A History of Four Nations. Cambridge: Cambridge UP, 2006. (Páginas 158-334)

Leal de Faria, Maria Luísa. Sociedade e Cultura Inglesas. Lisboa: U Aberta, 1996. (Páginas 327-614)

Marwick, Arthur. 1982. British Society since 1945. London: Penguin, 2003.

---. Culture in Britain since 1945. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell, 1991.

More, Charles. 2007. Britain in the Twentieth Century. London and New York: Routledge, 2014.

Viana Ferreira, J.C. Primórdios da Modernidade em Inglaterra, Um Estudo da Cultura Inglesa. Cadernos de Anglística-14. Lisboa: Colibri, 2008.
____________________________
Obra de referência (organização de trabalhos):
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 7th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2009.
 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

A bibliografia deve ser obtida antes do início da unidade curricular, pois é necessária desde a 1ª semana do semestre
O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra; acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.
Embora não exista regime de precedências, aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Sociedade e Cultura.
Língua de ensino: Português.