A unidade curricular contextualiza as dinâmicas económicas, sociais, políticas e culturais de Inglaterra desde a era da industrialização até à sociedade britânica pós-Brexit, abordando, em simultâneo, os acontecimentos primordiais que marcaram os diversos períodos e que estiveram na base de alterações de fundo na mundividência, assim como em todos os ramos da vida e da sociedade.
Sociedade e Cultura Inglesas II debruça-se sobre dois períodos latos, compreendidos entre os séculos XVIII e XXI:
• a Modernidade e o Vitorianismo, com o seu centro na Industrialização, no Império e nas correntes de pensamento que lhes subjazem (Utilitarismo, Idealismo, Liberalismo, Romantismo);
• a Modernidade e a Pós-Modernidade, com o seu centro nos dois grandes conflitos mundiais novecentistas e nos desenvolvimentos ocorridos na viragem do século XX para o século XXI, geradores de grandes clivagens e profundas alterações.
1. Industrialização
2. Vitorianismo
3. Guerras Mundiais; Pós-Guerra
4. Sociedade britânica pós-Brexit
TEMA 1: A INDUSTRIALIZAÇÃO
A | Revolução Industrial
B | Utilitarismo; Liberalismo; Idealismo; Socialismo utópico
TEMA 2: O VITORIANISMO
A crítica à Industrialização; apogeu e declínio da Era Vitoriana
TEMA 3: A ERA DAS GRANDES GUERRAS E O PÓS-GUERRA
As duas Guerras Mundiais do século XX; os períodos pós-guerras
TEMA 4: DO FINAL DO SÉCULO XX AO BREXIT
Da viragem do século XX à sociedade britânica pós-Brexit
Black, Jeremy. A History of the British Isles. London: Macmillan, 1997. (Páginas 168-287)
Heyck, T.W. The Transformation of Intellectual Life in Victorian England. London & Canberra: Croom Helm, 1982.
Houghton, Walter E. 1957. The Victorian Frame of Mind, 1830-1870. New Haven and London: Yale UP, 1985.
Kearney, Hugh. 1989. The British Isles. A History of Four Nations. Cambridge: Cambridge UP, 2006. (Páginas 158-334)
Luísa. Sociedade e Cultura Inglesas. eUAb — Coleção Universitária, Nº 34. Lisboa: U Aberta, 2024. [MANUAL DA UC; Capítulo III — A MODERNIDADE em diante].
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/15291
Marwick, Arthur. 1982. British Society since 1945. London: Penguin, 2003.
---. Culture in Britain since 1945. Oxford UK & Cambridge USA: Blackwell, 1991.
More, Charles. 2007. Britain in the Twentieth Century. London and New York: Routledge, 2014.
Viana Ferreira, J.C. Primórdios da Modernidade em Inglaterra, Um Estudo da Cultura Inglesa. Cadernos de Anglística-14. Lisboa: Colibri, 2008.
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Obra de referência (organização de trabalhos):
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 7th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2009.
E-learning.
A avaliação assume preferencialmente o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final.
Avaliação contínua:
– 40%: trabalho ao longo do semestre, correspondente a dois e-fólios (e-Fólio A; e-Fólio B), submetidos na sala de aula virtual; participação nas atividades propostas.
Nota: por motivos técnicos, a classificação obtida pelo trabalho desenvolvido nas atividades propostas será lançada no dispositivo denominado ‘e-Fólio C’.
– (60%): realização de um trabalho escrito final denominado e-Fólio Global.
O Exame Final traduz-se numa única prova escrita no final do semestre.
O Manual da UC constante em Bibliografia deve ser adquirido antes do início da unidade curricular, pois é necessário desde a 1ª semana do semestre
O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra; acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.
Embora não exista regime de precedências, aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Sociedade e Cultura.
A unidade curricular integra o Projeto GOPA (Gamificação Online: Uma Pedagogia Alternativa), que promove a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem.
Língua de ensino: Português.