O programa da Unidade Curricular Alemão III abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional, desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A2.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com base em materiais adequados a este nível linguístico.
Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
A unidade curricular Alemão III corresponde ao nível A2.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência. O/A estudante é capaz de:
- entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
- apresentar-se e responder a perguntas sobre detalhes da sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
- interagir de maneira simples com nativos, desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
O programa da Unidade Curricular Alemão III abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional (viajar; estilos de vida; convidar, cozinhar, comer; o corpo e a saúde; vestuário; o tempo). Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, ao nível do léxico e das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos/as estudantes, quer ao nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/a estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de alemão no nível alvo A2.1 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A2, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-606144-5 ]. (Lehrbuch, Arbeitsbuch, Intensivtrainer)
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [978-972-0-40695-8].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605165-1].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
E-learning.
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível A1, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão II.