Problemas Sociais Contemporâneos
Código: 41047
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Sociologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar uma visão teórica e factualmente informada sobre alguns dos principais problemas sociais contemporâneos, bem como das formas como estes são empiricamente intervencionados.

São abordados problemas sociais com incidência global, ainda que com expressões locais heterogéneas. Neste sentido, o foco histórico e geográfico é colocado na modernidade ocidental, o que, em diversos temas, é concretizado analisando casos retirados da história social europeia. Isto é feito sem esquecer as múltiplas ligações históricas, políticas e culturais da Europa a outras regiões do mundo, que são exploradas na discussão de problemas sociais concretos.

Começa-se por analisar o modo como os problemas sociais podem ser sociologicamente analisados. De seguida, é discutido o papel central do Estado na intervenção política sobre problemas sociais, destacando-se as diferentes posições políticas sobre este papel que emergiram ao longo da história europeia moderna (liberalismo, social-democracia, marxismo).

Este enquadramento histórico e político dos problemas sociais contemporâneos continua com uma caracterização dos processos de globalização, enfatizando quer a longa história eurocêntrica, capitalista e colonial deste fenómeno, quer as suas características mais evidentes desde as últimas décadas do século XX.

Com base neste enquadramento, são discutidos alguns dos principais problemas sociais contemporâneos, nomeadamente, os  problemas ecológicos, as pandemias, as desigualdades sociais e a pobreza, e os fenómenos das migrações e dos refugiados.

 

Estudar os problemas sociais
Problema sociológico
Globalização
Ambiente

Pretende-se que os/as estudantes adquiram as seguintes competências:

- Enquadrar os problemas sociais mobilizando os conceitos e correntes teóricas leccionados;

- Analisar criticamente os modos de interpretação e de avaliação dos problemas sociais característicos das principais correntes políticas contemporâneas;

- Enquadrar os problemas sociais contemporâneos nas dinâmicas da globalização e da modernidade eurocêntrica;

- Analisar criticamente os problemas sociais contemporâneos especificamente discutidos, nomeadamente, os problemas ambientais, as pandemias, as desigualdades sociais e a pobreza, e a migrações e o fenómeno dos refugiados.

Pretende-se ainda que os conhecimentos adquiridos reforcem a capacidade de análise e reflexão crítica sobre os acontecimentos da atualidade que afetam diversos grupos humanos às escalas global, europeia, nacional e local.

 

1. O estudo sociológico dos problemas sociais

2. O papel do Estado no governo dos problemas sociais: o Estado Social entre as origens europeias e as críticas.

3. A globalização

3.1. O longo tempo da globalização eurocêntrica

3.2. A globalização desde o final do século XX.

4. Os problemas ecológicos: causas e consequências sociais

5. As pandemias: causas e consequências sociais

6. As desigualdades sociais e a pobreza

7. Migrantes e refugiados: da história europeia do século XX à atualidade

 

Arendt, Hannah (1998), As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras.

 

Carmo, Hermano (coord.) (2001), Problemas Sociais Contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta.

 

Costa, António Firmino et al. (2015), “A constituição de um espaço europeu de desigualdades”, Observatório das Desigualdades e-Working Papers, Nº 1/2015.

 

Esping-Andersen, Gøsta (1990), The Three Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge: Polity.

 

Giddens, Anthony (2000), O mundo na era da globalização. Lisboa: Presença.

 

Giddens, Anthony (2004), Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Marx, Karl; Engels, Friedrich (1999), Manifesto do Partido Comunista. Lisboa: Avante.

 

Mills, Charles Wright (1982), A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

 

Quijano, Aníbal (2002), “Colonialidade, poder, globalização e democracia”, Novos Rumos, 37, 4-28.

 

Santos, Boaventura de Sousa (org.), (2001), Globalização: fatalidade ou utopia. Porto, Afrontamento.

 

Wallace, Rob et al. (2020), Pandemia e agronegócio. Doenças infeciosas, capitalismo e ciência. São Paulo: Elefante.

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-fólios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de uma prova escrita em formato digital (e-fólio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.