O programa da Unidade Curricular Alemão VI abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional, desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível B1.2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com base em materiais adequados a este nível linguístico.
Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
A unidade curricular Alemão VI corresponde ao nível B1.2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência. O/A estudante é capaz de:
- compreender frases e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares, compras, meio circundante).
- compreender questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.)
- lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo.
- produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.
- descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
O programa da Unidade Curricular Alemão VI abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, ao nível do léxico e das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos/as estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/a estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo B1.2 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal B1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3126061681] (Lehrbuch, Arbeitsbuch, Intensivtrainer)
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora. [978-972-0-40695-8].
USCHA, A., SZILVIA, S. (2011): B-Grammatik: Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache, Sprachniveau B1/B2, Schubert Leipzig [978-3941323100].
E-learning
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível A2, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão V.