Código: 31005
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

O programa da Unidade Curricular Alemão IV abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional, desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A2.2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com base em materiais adequados a este nível linguístico.

Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas

A unidade curricular Alemão IV corresponde ao nível A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência. O/A estudante é capaz de:

- compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
- comunicar sobre tarefas e rotinas simples, que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
- descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

O programa da Unidade Curricular Alemão IV abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, ao nível do léxico e das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos/as estudantes, quer ao nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/a estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de alemão nível alvo A2.2 do QECR.


 

MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A2, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-606157-5]. (Lehrbuch, Arbeitsbuch, Intensivtrainer)
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora. [978-972-0-40695-8].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [978-3126051668].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Wortschatz Intensivtrainer NEU A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN : 978-3126051521].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].

E-learning.

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. 

Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível B2, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão III.

No que se refere à avaliação, os e-fólios podem ser constituídos quer por trabalhos escritos quer por trabalhos orais, em formato digital.