Código: 31005
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

O programa da Unidade Curricular Alemão IV abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional, desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A2.2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com base em materiais adequados a este nível linguístico.

Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas

A unidade curricular Alemão IV corresponde ao nível A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência. O/A estudante é capaz de:

- compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
- comunicar sobre tarefas e rotinas simples, que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
- descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

O programa da Unidade Curricular Alemão IV abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, ao nível do léxico e das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos/as estudantes, quer ao nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/a estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de alemão nível alvo A2.2 do QECR.

Manual: Julia Braun-Podeschwa et al. (2025): Momente A2.2 Kursbuch plus interaktive Version, Deutsch als Fremdsprache, Hueber Verlag [ISBN 978-3-19-201792-6]

Livro de atividades: Anna Breitsameter et al. (2025): Momente A2.2 Arbeitsbuch plus interaktive Version, Deutsch als Fremdsprache, Hueber Verlag [ISBN 978-3-19-211792-3]

Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2013), Porto Editora [ISBN 978-972-0-05758-7]

Martinho Vaz Pires (2018): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [ISBN 978-972-0-40695-8]

Friederike Jin, Ute Voß (2023), Grammatik aktiv A1-B1 - Deutsch als Fremdsprache Cornelsen Verlag [ISBN 978-3-06-122964-1]

 

 

 

E-learning.

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. 

Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível B2, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão III.

No que se refere à avaliação, os e-fólios podem ser constituídos quer por trabalhos escritos quer por trabalhos orais, em formato digital.