Código: 31096
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Começando por percorrer alguns textos fundadores da tradição literária europeia e focalizando a viragem representada pelo Iluminismo e o início do Romanticismo na Europa, esta unidade curricular visa essencialmente questionar a própria noção de literatura(s) europeia(s), explorando os principais movimentos e sensibilidades literários que atravessam os séculos à luz de alguns temas recorrentes e estruturantes do imaginário europeu: a consciência da língua, o amor, o teatro do mundo e a viagem, seja ele errância ou utopia.

  1. Literaturas da Europa
  2. Correntes Literárias
  3. Mitos Literários
  4. Ideologia e Literatura

O estudante deverá, no final deste unidade curricular, evidenciar capacidade para:
- desenvolver uma reflexão crítica sobre a noção de literatura europeia (e temas conexos) a partir da exploração de um texto literário ou teórico;
- situar, nos seus respetivos contextos histórico, cultural e poético, autores/obras marcantes da literatura europeia;
- identificar e analisar, em sincronia e diacronia (continuidades e transformações) temas, motivos, mitos cultivados nas literaturas europeias.

 

1. Identidade(s) da Literatura Europeia
1.1. Existirá uma literatura europeia?
1.2. Literatura, nação e mito
1.3. Delimitações periodológicas e etapas de uma evolução
2. De Conceitos Literários Medievais ao Pensamento Romântico 
2.1. Do latim ao romance: o nascimento das literaturas europeias
2.2. Do romance picaresco a Dom Quixote: o cavaleiro errante e a redefinição do sujeito
2.3. O teatro do mundo: De Shakespeare a Calderón de La Barca
2.4. Viagem, utopia e modernidade (Campanella, Thomas More, Voltaire e Swift)
2.5. Os Romantismos
3. Obras Europeias Paradigmáticas: Temas e Recepção
3.1. Micromégas
3.2. Ossian – um fenómeno Europeu
3.3. Faust (Parte I)

BACKÈS, Jean-Louis, A literatura europeia. Tradução de L. C. Feio, Lisboa, Instituto Piaget, 1999, 467 páginas.
 
Obras literárias de leitura integral obrigatória:
VOLTAIRE, François-Marie Arouet, Micromégas: http://lettres.ac-rouen.fr/voltaire/micromegas/txt/integrnn.pdf (Edição em Português: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/micromegasN.html.
The Poetical Works of Ossian: http://www.exclassics.com/ossian/ossian.pdf (Em Português: Poesias de Ossian: Antologia das traduções em português, (org. Gerald Bär), Lisboa: Universidade Católica Editora, 2010.
GOETHE, Johann Wolfgang von, Faust (Der Tragödie Erster Teil): 
http://www.digbib.org/Johann_Wolfgang_von_Goethe_1749/Faust_I_.pdf 
(Em Português: Johann W. Goethe, Fausto, Lisboa: Relógio D’Agua, 1999 (parte I).
 
Bibliografia complementar:
CALDICOTT, Edric; FUCHS, Anne (ed.), Cultural Memory: Essays in European Literature and History. Oxford, Berna, Berlim: Peter Lang, 2003.
GASKILL, Howard, (ed.), The Reception of Ossian in Europe, London, (The Athlone Critical Traditions Series: The Reception of British Authors in Europe), New York, NY: Thoemmes Continuum 2004.
LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: I.N.C.M., 1994.
___________________, A Europa desencantada. Para uma mitologia europeia. Lisboa: Gradiva, 2001.
MAGNUS, Laurie, History of European Literature. Kennicat Press, 1970.
MEIZOZ, Jérôme (ed.), La Circulation internationale des littératures. Lausanne: Faculté des Lettres de Lausanne, 2006.
MORIN, Edgar, Culture et barbarie européennes. Paris: Bayard, 2005.
RUSS, Jacqueline, A aventura do pensamento europeu. Uma história das ideias ocidentais. Lisboa: Terramar, col. «Europa», 1997.
TIEGHEM, Paul van, Histoire Littéraire de l’Europe et de l’Amérique de la Renaissance a nos jours. Paris: Linrairie Armand Colin, 1941.
 
Webgrafia
www.istitutoeuropeo.it 
aprendereuropa.eurocid.pt/page.aspx?idCat=303&idMasterCat=303&idContent=424 
www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/cliteratura/index.htm 
www.rilune.org/bibliocr/litteurope/bibliographieeu.htm

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.