Começando por percorrer alguns textos fundadores da tradição literária europeia e focalizando a viragem representada pelo Iluminismo e o início do Romanticismo na Europa, esta unidade curricular visa essencialmente questionar a própria noção de literatura(s) europeia(s), explorando os principais movimentos e sensibilidades literários que atravessam os séculos à luz de alguns temas recorrentes e estruturantes do imaginário europeu: a consciência da língua, o amor, o teatro do mundo e a viagem, seja ele errância ou utopia.
O estudante deverá, no final deste unidade curricular, evidenciar capacidade para:
- desenvolver uma reflexão crítica sobre a noção de literatura europeia (e temas conexos) a partir da exploração de um texto literário ou teórico;
- situar, nos seus respetivos contextos histórico, cultural e poético, autores/obras marcantes da literatura europeia;
- identificar e analisar, em sincronia e diacronia (continuidades e transformações) temas, motivos, mitos cultivados nas literaturas europeias.
1. Identidade(s) da Literatura Europeia
1.1. Existirá uma literatura europeia?
1.2. Literatura, nação e mito
1.3. Delimitações periodológicas e etapas de uma evolução
2. De Conceitos Literários Medievais ao Pensamento Romântico
2.1. Do latim ao romance: o nascimento das literaturas europeias
2.2. Do romance picaresco a Dom Quixote: o cavaleiro errante e a redefinição do sujeito
2.3. O teatro do mundo: De Shakespeare a Calderón de La Barca
2.4. Viagem, utopia e modernidade (Campanella, Thomas More, Voltaire e Swift)
2.5. Os Romantismos
3. Obras Europeias Paradigmáticas: Temas e Recepção
3.1. Micromégas
3.2. Ossian – um fenómeno Europeu
3.3. Faust (Parte I)
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.