Código: 31096
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Literatura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Começando por percorrer alguns textos fundadores da tradição literária europeia e focalizando a viragem representada pelo Iluminismo e o início do Romanticismo na Europa, esta unidade curricular visa essencialmente questionar a própria noção de literatura(s) europeia(s), explorando os principais movimentos e sensibilidades literários que atravessam os séculos à luz de alguns temas recorrentes e estruturantes do imaginário europeu: a consciência da língua, o amor, o teatro do mundo e a viagem, seja ele errância ou utopia.

  1. Literaturas da Europa
  2. Correntes Literárias
  3. Mitos Literários
  4. Ideologia e Literatura

O estudante deverá, no final deste unidade curricular, evidenciar capacidade para:
- desenvolver uma reflexão crítica sobre a noção de literatura europeia (e temas conexos) a partir da exploração de um texto literário ou teórico;
- situar, nos seus respetivos contextos histórico, cultural e poético, autores/obras marcantes da literatura europeia;
- identificar e analisar, em sincronia e diacronia (continuidades e transformações) temas, motivos, mitos cultivados nas literaturas europeias.

 

1. Identidade(s) da Literatura Europeia
1.1. Existirá uma literatura europeia?
1.2. Literatura, nação e mito
1.3. Delimitações periodológicas e etapas de uma evolução
2. De Conceitos Literários Medievais ao Pensamento Romântico 
2.1. Do latim ao romance: o nascimento das literaturas europeias
2.2. Do romance picaresco a Dom Quixote: o cavaleiro errante e a redefinição do sujeito
2.3. O teatro do mundo: De Shakespeare a Calderón de La Barca
2.4. Viagem, utopia e modernidade
2.5. Os Romantismos
3. Obras Europeias Paradigmáticas: Temas e Receção
3.1. Micromégas
3.2. Ossian – um fenómeno Europeu

 

Bär, Gerald (2016). “António Feliciano de Castilho, a literatura alemã e Ossian”. Convergência Lusíada, No. 35 – jan/jun de 2016, pp. 145-159.

- (2009). “Garrett e Ossian”. Anglo-Saxonica, Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Série II – nº 26 – 2008-2009. Lisboa: Edições Colibri, pp. 214-215.

Backès, Jean-Louis (1999). A literatura europeia. Tradução de L. C. Feio. Lisboa: Instituto Piaget.

Lourenço, Eduardo (1994). Nós e a Europa ou as duas razões. Lisboa: I.N.C.M. (excertos).

 - (1999). Do mundo da imaginação à imaginação do mundo. Lisboa: Fim de Século Edições (excertos).

 - (2001). A Europa desencantada. Para uma mitologia europeia. Lisboa: Gradiva (excertos).

Gaskill, Howard, (ed.) (2004). The Reception of Ossian in Europe. London (The Athlone Critical Traditions Series: The Reception of British Authors in Europe). New York, NY: Thoemmes Continuum.

Monfardini, Adriana (2005). “O mito e a literatura”. Terra roxa e outras terras. Revista de Estudos Literários. Vol. 5 (2005), pp. 50-61.

Moura, Vasco Graça (2013). A Identidade Cultural Europeia (Ensaios da Fundação, #40). Lisboa: Relógio D\'Água, pp. 44-49.

Russ, Jacqueline (1997). A aventura do pensamento europeu. Uma história das ideias ocidentais. Lisboa: Terramar, col. «Europa» (excertos).

The Poetical Works of Ossian. [Em linha]: http://www.exclassics.com/ossian/ossian.pdf (Em Português: Poesias de Ossian: Antologia das traduções em português (org. Gerald Bär). Lisboa: Universidade Católica Editora, 2010. (excertos)

Voltaire, François-Marie Arouet (2017) Micromégas. Ed. Mathieu Roduit. [Em linha]: https://mrfrancais.weebly.com/uploads/1/9/9/8/19984595/microm%C3%A9gas.pdf Edição em Português: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/micromegasN.html).

 

Durante o semestre serão fornecidos ainda outros materiais e bibliografia específica, assim como imagens e filmes disponíveis na internet.

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.