Técnicas de Comunicação em Inglês
Código: 51199
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular desenvolve competências comunicativas, empresariais e interculturais em Inglês, adequadas a diversos contextos profissionais, enquadrando-se no nível B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Durante o semestre, os estudantes aperfeiçoam técnicas de produção oral e escrita, ajustadas a diferentes graus de formalidade, contextos culturais e meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais, no âmbito profissional.

Comunicação; mundo empresarial; interculturalidade; turismo internacional; globalização.

  • Comunicar de forma eficaz e apropriada em diferentes ambientes de trabalho.
  • Desenvolver competências de compreensão e produção oral e escrita em diversos contextos profissionais.
  • Analisar situações profissionais e aplicar estratégias comunicativas adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisão.
  • Promover a sensibilização para as diferenças culturais em contextos empresariais.
  • Sensibilizar para a igualdade, a sustentabilidade e a gestão eficaz de conflitos em ambientes profissionais.

1. Comunicação no Mundo Empresarial

Informação e relações-públicas

Recursos humanos

 Gestão de projetos e equipas

Coaching e liderança

Reuniões de negócios e organização

Publicidade, redes sociais e negócios digitais

Ética profissional, sustentabilidade e justiça no trabalho

Gestão de conflitos e emergências

2. Comunicação Intercultural e Internacional

Diversidade cultural e comunicação intercultural

Inglês internacional

Viagens de negócios

 Small talk em diferentes contextos culturais

3. Comunicação na Área do Turismo

 Gestão hoteleira e nichos turísticos

 Acomodação e turismo cultural

 Atendimento ao cliente

4. Comunicação na Era da Globalização

 Política internacional e cidadania

 Identidades culturais e diversidade

 Internet e redes sociais

5. Competências Linguísticas

Verbos e tempos verbais

Verbos modais

Orações subordinadas

Preposições e conectores

Adjetivos, advérbios, comparativos e superlativos

Expressões idiomáticas e colocações

Cumprimentos, despedidas e graus de formalidade

 

Allison, John, Emmerson, Paul and Jeremy, Townend. The Business 2.0. London: Macmillian Education, 2013.

Coe, Norman. Grammar Spectrum: For Portuguese Students. Trans. by Vanda Meneses Santos and Teresa Barbosa. Oxford: Oxford University Press, 2005.

Cambridge Business English Dictionary. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2011.

Cotton, David, Falvey, David and Kent, Simon. Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson, 2010.

Dubicka, Iwonna, et al. Business Partner B1+ Coursebook. Pearson Education, 2018.

Mackenzie, Ian. English for Business Studies (3rd ed.). Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2010.

Mascull, Bill. Business Vocabulary in Use (Advanced; 3rd edition). Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2017.

---. Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson, 2010.

Oxford Business English Dictionary. Oxford and New York: Oxford University Press, 2005.

Pledger, Pat. English for Human Resources. Oxford and New York: Oxford University Press, 2020.

Strutt, Peter. English for International Tourism (4th ed.). Harlow: Pearson, 2016.

Thompson, Kenneth. English for Meetings. Oxford and New York: Oxford University Press, 2007.

Trappe, Tonya and Tullis, Graham. Intelligent Business. Harlow: Pearson, 2006.

e-Learning

A avaliação assume obrigatoriamente o regime de avaliação contínua.

Avaliação contínua:

– 40%: trabalho ao longo do semestre, correspondente a dois e-Fólios (e-Fólio A; e-Fólio B), submetidos na sala de aula virtual.

– (60%): realização de um trabalho escrito final denominado e-Fólio Global.