A unidade curricular desenvolve competências comunicativas, empresariais e interculturais em Inglês, adequadas a diversos contextos profissionais, enquadrando-se no nível B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Durante o semestre, os estudantes aperfeiçoam técnicas de produção oral e escrita, ajustadas a diferentes graus de formalidade, contextos culturais e meios de comunicação, tanto tradicionais quanto digitais, no âmbito profissional.
Comunicação; mundo empresarial; interculturalidade; turismo internacional; globalização.
1. Comunicação no Mundo Empresarial
Informação e relações-públicas
Recursos humanos
Gestão de projetos e equipas
Coaching e liderança
Reuniões de negócios e organização
Publicidade, redes sociais e negócios digitais
Ética profissional, sustentabilidade e justiça no trabalho
Gestão de conflitos e emergências
2. Comunicação Intercultural e Internacional
Diversidade cultural e comunicação intercultural
Inglês internacional
Viagens de negócios
Small talk em diferentes contextos culturais
3. Comunicação na Área do Turismo
Gestão hoteleira e nichos turísticos
Acomodação e turismo cultural
Atendimento ao cliente
4. Comunicação na Era da Globalização
Política internacional e cidadania
Identidades culturais e diversidade
Internet e redes sociais
5. Competências Linguísticas
Verbos e tempos verbais
Verbos modais
Orações subordinadas
Preposições e conectores
Adjetivos, advérbios, comparativos e superlativos
Expressões idiomáticas e colocações
Cumprimentos, despedidas e graus de formalidade
Allison, John, Emmerson, Paul and Jeremy, Townend. The Business 2.0. London: Macmillian Education, 2013.
Coe, Norman. Grammar Spectrum: For Portuguese Students. Trans. by Vanda Meneses Santos and Teresa Barbosa. Oxford: Oxford University Press, 2005.
Cambridge Business English Dictionary. Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2011.
Cotton, David, Falvey, David and Kent, Simon. Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson, 2010.
Dubicka, Iwonna, et al. Business Partner B1+ Coursebook. Pearson Education, 2018.
Mackenzie, Ian. English for Business Studies (3rd ed.). Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2010.
Mascull, Bill. Business Vocabulary in Use (Advanced; 3rd edition). Cambridge and New York: Cambridge University Press, 2017.
---. Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson, 2010.
Oxford Business English Dictionary. Oxford and New York: Oxford University Press, 2005.
Pledger, Pat. English for Human Resources. Oxford and New York: Oxford University Press, 2020.
Strutt, Peter. English for International Tourism (4th ed.). Harlow: Pearson, 2016.
Thompson, Kenneth. English for Meetings. Oxford and New York: Oxford University Press, 2007.
Trappe, Tonya and Tullis, Graham. Intelligent Business. Harlow: Pearson, 2006.
e-Learning
A avaliação assume obrigatoriamente o regime de avaliação contínua.
Avaliação contínua:
– 40%: trabalho ao longo do semestre, correspondente a dois e-Fólios (e-Fólio A; e-Fólio B), submetidos na sala de aula virtual.
– (60%): realização de um trabalho escrito final denominado e-Fólio Global.