Técnicas de Comunicação em Inglês
Código: 51199
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular visa desenvolver competências comunicativas, empresariais e interculturais do Inglês para vários contextos profissionais. Ao longo do semestre os estudantes aprendem e aperfeiçoam diferentes técnicas de produção oral e escrita que têm em conta graus de formalidade, diferenças culturais e os meios (tradicionais e digitais) de comunicação em contextos profissionais.

Comunicação; mundo empresarial; interculturalidade; turismo internacional; globalização.

. comunicar de forma eficiente e adequada a diferentes ambientes de trabalho;

. desenvolver a compreensão e produção oral e escrita em diversos contextos profissionais;

. analisar situações profissionais e aplicar estratégias comunicativas adequadas à resolução de problemas e a tomadas de decisão;

. desenvolver a sensibilização quanto a diferenças culturais em contexto empresarial;

. sensibilizar para a igualdade, a importância da sustentabilidade e como lidar com emergências nos meios profissionais.

 

·  O mundo empresarial

 

· informação

· relações públicas

· recursos humanos

· projetos e trabalho em equipa

· gestão de equipas

· coaching

· reuniões de negócios

· organização

· diversidade cultural e interculturalidade

· publicidade

· redes sociais

· negócios digitais

· ética profissional

· sustentabilidade

· justiça no trabalho

· gestão de conflito e emergências

— Diversidade cultural

· comunicação intercultural

· inglês internacional

· viagens de negócios

· ‘small talk’ em diferentes contextos culturais

— O turismo internacional

· gestão hoteleira

· nichos turísticos

· acomodação

· turismo cultural

· atendimento ao cliente

— A Globalização

· política internacional

· cidadania e identidades

· internet e redes sociais

— Componente linguística

· verbos e tempos verbais

· verbos modais

· orações subordinadas

· preposições

· conectores

· adjetivos e advérbios

· comparativos e superlativos

· expressões idiomáticas

· colocações

· cumprimentos e despedidas

·     . graus de formalidade

 

ALLISON, J., EMMERSON, P. & JEREMY, T. (2013) The Business 2.0. London: Macmillian Education.

Cambridge Business English Dictionary (2011). Cambridge University Press.

COTTON, D, FALVEY, D & KENT, S. (2010). Market Leader (3rd ed.). Harlow: Pearson.

MACKENSIE, IAN. (2010) English for Business Studies (3rd ed.). Cambridge University Press.

Oxford Business English Dictionary. Oxford and New York: Oxford University Press.

STRUTT, P. (2016). English for International Tourism (4th ed.). Harlow: Pearson.

THOMPSON, K. (2007). English for Meetings. Oxford and New York: Oxford University Press.

TRAPPE, T. & TULLIS, G. (2006). Intelligent Business. Harlow: Pearson/Longman.

A unidade curricular define-se pelo Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta. O ensino é efetuado na plataforma Moodle onde os estudantes têm acesso a todos os recursos de aprendizagem e onde a interação entre estudantes e docentes acontece. A metodologia de ensino promove a interação oral e escrita. Os conteúdos

programáticos são organizados em tópicos, trabalhando as quatro competências (incluindo gramática e pronúncia) através atividades comunicativas, colaborativas e interativas. O processo de aprendizagem inclui tarefas de trabalho autónomo, colaborativo e de grupo. Os estudantes utilizam os recursos disponibilizados como apoio à aprendizagem.

A avaliação é contínua e baseia-se em três momentos específicos (dois e-folios, i.e. trabalhos eletrónicos submetidos na plataforma) e um e-folio global, nos quais são avaliadas a aquisição de conhecimentos e as competências como definidas nos objetivos da disciplina.

 

Avaliação contínua