Código: 51183
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 150
Total de horas de contacto: 45

A unidade curricular de Espanhol II tem como objetivo dar continuidade à aprendizagem através de um contacto direto com a língua e a cultura espanholas, bem como alcançar os requisitos do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Adicionalmente, serão consideradas as dificuldades específicas de falantes de Português nos conteúdos em que estas se manifestem.

Espanhol
Inicial
A2
Cultura Espanhola

  • Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente).
  • Comunicar em tarefas simples e rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais.
  • ·   Descrever de forma simples a formação, o meio envolvente e referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

  • Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas.
  • Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da sala de aula virtual: dados pessoais; caracterização do físico e do carácter; relações familiares, profissionais e sociais; produtos de uso quotidiano; vida escolar; o corpo e a saúde; lugares, viagens e serviços; tempos livres, celebrações e diversões.
  • Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjetivos; modo Indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes e quantificadores; advérbios e preposições.
  • Ortografia e ortoépia elementares do espanhol.
  • Contraste lexical e gramatical entre o português e o espanhol relativamente aos textos e atividades da sala de aula virtual.
  • Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e lexicais necessários para produzir textos e diálogos breves, descritivos, expositivos, narrativos e argumentativos, em situações quotidianas; conectores discursivos de alta frequência relativos aos textos trabalhados; marcadores mais frequentes das funções comunicativas relativas aos temas e situações comunicativas abordados.
  • Forma e uso das unidades gramaticais elementares relativas aos temas trabalhados: irregularidades na flexão de nomes e adjetivos mais frequentes; uso e forma dos determinantes e quantificadores; flexão verbal dos tempos simples e compostos dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes; conjunções coordenativas e subordinativas do registo formal; marcadores espaciais e temporais mais frequentes; advérbios e preposições.
  • Ortografia e ortoépia dos textos trabalhados.

Garmendia et al. (2022) Aula internacional Plus 2 - Libro del alumno. Ed. Difusión.

E-learning

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de três e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólio G), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% (somatório dos três e-fólios) e 60% na classificação final.

Para a realização dos e-fólios será fundamental ter acesso a uma câmara de vídeo e microfone (pode ser do próprio telemóvel).