A unidade curricular Espanhol VI destina-se a desenvolver uma competência linguística plenamente proficiente (C2), permitindo ao estudante expressar-se de forma espontânea, precisa e matizada em qualquer contexto comunicativo. O curso aprofunda habilidades avançadas de análise discursiva, produção textual especializada, interpretação crítica e domínio pragmático de registos formais, informais, académicos e literários. Através de textos autênticos complexos e tarefas de elevada exigência cognitiva, o estudante adquire controlo total das estruturas linguísticas e uma capacidade refinada de argumentação, persuasão e síntese.
Espanhol, Usuário Independente, B1.2
-Compreender sem esforço textos orais e escritos altamente complexos, incluindo argumentação sofisticada.
-Produzir textos claros, fluidos e estilisticamente adequados, com elevada precisão lexical e gramatical.
-Utilizar a língua de forma flexível e efetiva para fins sociais, académicos e profissionais.
-Dominar estratégias de interpretação crítica, inferência e reescrita avançada.
-Ajustar o discurso a diferentes registos e contextos culturais.
-Demonstrar autonomia total na pesquisa, uso e avaliação de fontes especializadas em espanhol.
-Análise avançada do discurso: coesão, coerência, ironia, presunção, implícitos culturais.
-Léxico especializado: política, artes, pensamento crítico, meios de comunicação, ciência e sociedade.
-Registos avançados: académico, jurídico, mediático, literário e coloquial elevado.
-Produção escrita avançada: ensaios, artigos de opinião especializados, resenhas críticas, sínteses e comentários académicos.
-Produção oral: apresentações formais, debates complexos, defesa de argumentos e análise retórica.
-Pragmática: matização, eufemismo, estilo, atenuação e intensificação.
-Estratégias de proficiência C2 segundo o QECR.
Edinumen. (2019). Nuevo Prisma C2: Libro del alumno. Edinumen.
Consejo de Europa. (2018). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment – Companion Volume. Council of Europe.
Trata-se duma disciplina prática inserida no marco do ensino online que privilegia a comunicação assíncrona. A aprendizagem online duma língua estrangeira implica uma constante revisão dos conteúdos e atividades apresentadas na plataforma, bem como um alto nível de autonomia, motivação e autodisciplina.
O plano de trabalho pretende ajudá-lo a estruturar o seu próprio processo de aprendizagem através da realização das atividades formativas propostas que suponham a posta em prática e assimilação dos conteúdos teóricos.
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação continua em Espanhol IV. Os estudantes serão avaliados pelo trabalho realizado durante o semestre em 3 e-fólios (A, B e C) e pela realização de um e-fólio global no final do semestre. (40% somatório dos três e-fólios e 60% na classificação final).