Código: 51187
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Humanidades
Total de horas trabalho: 150
Total de horas de contacto: 45

A Unidade Curricular Espanhol IV dirige-se a estudantes que pretendem consolidar o conhecimento já adquirido ao nível de usuário independente. Serão desenvolvidas as quatro competências comunicativas (oral e escrita, auditiva e leitora) bem como a capacidade de compreender conteúdos linguísticos do nível B1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Espanhol, Usuário Independente, B1.2

 

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:

  • Compreender as ideias principais em textos um pouco mais complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões na sua área de especialidade.
  • Comunicar com um certo grau de espontaneidade com falantes nativos sem que haja tensão  de parte a parte.
  • Exprimir-se de modo claro sobre uma variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes.

  • Organização e coesão do discurso: marcadores discursivos segundo o nível B1.
  • Pronomes pessoais: revisão geral do uso e colocação dos clíticos.
  • Concordância temporal e equivalências dos tempos verbais simples e compostos entre Espanhol e Português, com especial referência aos tempos de conjuntivo.
  • Sociolinguística: diferenças de registo.
  • Pragmática: a cortesia e a modalização (intensificação e atenuação).

 Martín Peris, E. et al. (2017). Bitácora 4. Libro del alumno. Edición Híbrida: Difusión.

Alonso Raya, R. et al. (2005). Gramática básica del estudiante de español (A1-B1): Difusión. 

VV.AA. (2006). Clave- Diccionario de uso del español actual: Sm.

 

Trata-se duma disciplina prática inserida no marco do ensino online que privilegia a comunicação assíncrona. A aprendizagem online duma língua estrangeira implica uma constante revisão dos conteúdos e atividades apresentadas na plataforma, bem como um alto nível de autonomia, motivação e autodisciplina.

 O plano de trabalho pretende ajudá-lo a estruturar o seu próprio processo de aprendizagem através da realização das atividades formativas propostas que suponham a posta em prática e assimilação dos conteúdos teóricos. 

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação continua em Espanhol IV. Os estudantes serão avaliados pelo trabalho realizado durante o semestre em 3 e-fólios (A, B e C) e pela realização de um e-fólio global no final do semestre.  (40% somatório dos três e-fólios e 60% na classificação final).