A unidade curricular de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL I apresenta os principais conceitos e fundamentos teóricos relacionados à área da comunicação em contexto organizacional e visa sensibilizar o Aluno para a importância da comunicação no seio das organizações e dos seus objetivos comerciais e de gestão. O percurso de aprendizagem dotará o Aluno de capacidade para a definição, construção e gestão de processos e instrumentos específicos de comunicação empresarial.
Comunicação
Organizações
IMC
Crise
Media
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências de âmbito:
1. GERAL:
1.1 Reconhecer a importância da comunicação empresarial na gestão.
1.2 Analisar criticamente situações e ações de comunicação empresarial.
1.3 Aplicar os conhecimentos a contextos reais de ambiente empresarial.
1.4 Utilizar os diferentes instrumentos e técnicas de comunicação ao serviço da promoção e desenvolvimento institucional.
1.5 Mostrar pensamento critico, capacidade de reflexão e de exposição relativamente aos conteúdos programáticos.
2. ESPECIFICO:
2.1 Conhecer e compreender os fundamentos de comunicação organizacional:
2.1.1 Compreender as funções da comunicação organizacional
2.1.2 Identificar as fontes e critérios de qualidade comunicacional.
2.1.3 Identificar as dimensões integrantes da comunicação empresarial.
2.2 Compreender o conceito de IMC e reconhecer os seus processos e instrumentos:
2.2.1 Explicar a importância do IMC e identificar os seus instrumentos.
2.2.2 Reconhecer o processo de planeamento e associação de públicos em IMC.
2.3 Conhecer e compreender os fundamentos e mecanismos da comunicação de crise e relações com os media:
2.3.1 Explicar o conceito e a importância da comunicação de crise e identificar as diferentes tipologias de crise.
2.3.2 Reconhecer os princípios-chave na gestão da comunicação de crise.
2.3.3 Distinguir entre abordagens editoriais e publicitárias na relação com os media.
2.3.4 Conhecer os mecanismos de trabalho entre jornalistas e empresas e as técnicas e instrumentos de relações com os media
Tema 1 - Fundamentos da comunicação organizacional
1.1 Funções da comunicação organizacional
1.2 Fontes e critérios de qualidade Comunicacional.
1.3 Dimensões integrantes da comunicação empresarial
Tema 2 - Comunicação integrada de marketing IMC
2.1 Conceito e fundamentos de IMC
2.2 Processo de planeamento
2.3 Audiências
2.4 Táticas e instrumentos de IMC
Tema 3 - Práticas de comunicação organizacional: A Comunicação de crise e as Relações com os media
3.1 Conceito de comunicação de crise
3.2 Tipos de crise
3.3. Princípios-chave para a gestão de crise
3.4 Relações com os meios de comunicação social, publicidade e relações-públicas
3.5 Publicidade ou editorial
3.6 Relações práticas dos meios de comunicação social
3.7 Avaliação da cobertura dos meios de comunicação social
3.8 Relações com influenciadores, marketing de conteúdo e jornalismo de marca
3.9 O press release
Bibliografia Obrigatória:
Rego, A. (2022). Comunicação Pessoal e Organizacional. Lisboa. Edições Sílabo.
Cornelissen, J. (2020). Corporate Communication. (6th ed). Sage Publications. ISBN-13: 978-1526491978; ISBN-10: 1526491974
Tench, R., & Yeomans, Liz. (2017). Exploring public relations : global strategic communication (4th ed). Pearson Education. ISBN-13: 978-1292112183; ISBN-10: 9781292112183
Outros recursos:
Castro, M., Oliveira, L. (2019). Comunicação organizacional como aliada na gestão estratégica dos stakeholders. In Revista Valore, Volta Redonda, 4: 155.174. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/361
Gunning, E. (2018). Public Relations- A Practical Approach. Macmillan
Ribeiro, V. (2014). O peso do press release na produção de notícias. Disponível em: http://bocc.ufp.pt/pag/ribeiro-vasco-2014-peso-do-press-release.pdf
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.