Código: 51184
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 150
Total de horas de contacto: 45

O módulo Espanhol B1 dirige-se a utilizadores da língua iniciados que desejam avançar para utilizadores independentes.

Espanhol
Independente
Geral
Para luso falantes

Ao longo deste módulo o estudante vai adquirir conhecimentos de Espanhol correspondentes ao nível B1 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas (utilizador Independente):
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

  • Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e lexicais necessários para produzir textos descritivos, expositivos, narrativos e argumentativos elementares, adequados às situações e aos fins comunicativos propostos.
  • Marcadores e conectores discursivos de alta frequência.
  • Marcadores das funções comunicativas relativas aos temas e situações abordados.
  • Principais especificidades morfossintácticas e lexicais das variedades de prestígio do Espanhol.
  • Deixis pessoal, temporal, espacial e discursiva.
  • Interferências lexicais e morfossintácticas na aquisição do Espanhol por falantes de português.
  • Forma e uso das unidades gramaticais elementares (frase simples e composta), com especial ênfase nas irregularidades e no contraste com o Português.
  • Ortografia e ortoépia normativas do espanhol.

SANS BALUENAS, Neus; MARTÍN PERIS, Ernesto; GARMENDIA, Agustín; CONEJO, Emilia - Bitácora 3, Libro del alumno - Barcelona, DIFUSIÓN, 2013. ISBN: 9788416657520

ALONSO RAYA, Rosario; CASTAÑEDA CASTRO, Alejandro; MARTÍNEZ GILA, Pablo; MIQUEL LÓPEZ, Lourdes; ORTEGA OLIVARES, Jenaro; RUIZ CAMPILLO, José Plácido - Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Barcelona, Difusión, 2005. ISBN: 9788484437260

MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865

MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español-Portugués, Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459

FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael - Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid, Arco-libros, 1999. ISBN: 9788476353660

E-learning

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.