Sociedade e Cultura Francesas II
Código: 31115
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular tem por objectivo levar os estudantes a reconhecer, compreender e aprofundar conhecimentos sobre as principais particularidades das dinâmicas e relações entre os diversos grupos sociais e entre os fenómenos tecnológicos, culturais, sociais e políticos que deram origem à actual França.

  1. França séc. XIX, XX e XXI
  2. Cultura
  3. Sociedade

• elaborar uma síntese de documentos
• redigir um curto ensaio ou artigo
• entender e interpretar as principais marcas da identidade e da cultura francesas
• apreender os principais movimentos e momentos da evolução política, social e cultural
da França do séculos XX
• relacionar dados e problemáticas ligados aos temas em estudo
• identificar e entender as características da identidade francesa e suas origens no
passado histórico recente
• ler de forma crítica, analisar e comentar documentos relacionados com a sociedade e
cultura francesas

 Conteúdos programáticos:

Esta unidade curricular promove a compreensão, o aprofundamento e a sistematização de conhecimentos sobre os principais momentos chave da História de França do século XX, assim como obre a sociedade e a cultura francesas contemporâneas. Serão assim estudados a entrada na sociedade de consumo, o fim do século XX e novo milénio, a relação entre literatura e
sociedade, a educação, a cultura e ciência em França, Maio de 1968 e finalmente modelos do estrangeiro.
Este estudo far-se-á através do estudo de Sociedade e Cultura Francesas – Leituras e Perspetivas, de Luís Carlos Pimenta Gonçalves, de História de França, de Marc Ferro, assim como de outros autores que refletiram sobre estes fenómenos de Roland Barthes a Gilles Lipovetsky, passando por Jean Fourastié ou Patrick Rotman. Pelo facto da análise de aspetos culturais e societais necessitar de constante atualização das fontes serão igualmente utilizados sites fidedignos disponíveis na internet.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular:

A compreensão, o aprofundamento e a sistematização de conhecimentos sobre a sociedade e a cultura francesas contemporâneas serão fomentados através da leitura, análise e comentário da bibliografia principal, assim como de documentos e textos de apoio. No estudo da sociedade de consumo, dos seus primórdios até ao séc. XXI, far-se-á uma utilização crítica de sites da internet, sobretudo de entidades oficiais. O uso de fontes externas também será solicitado para refletir sobre temas fracturantes da sociedade e da cultura francesas, em finais do séc. XX e início do séc. XXI. Sites de meios de comunicação social de referência serão igualmente consultados num intuito de atualização, sobretudo em períodos de comemorações de datas da memória coletiva francesa. Dossiers de imprensa permitirão medir a importância e consequências de Maio de 68.
Através de textos de ficção e de ensaio observar-se-á como a França, num mundo globalizado, se vê confrontada com modelos sociais e culturais de outros países.

  • FERRO, Marc, História de França. Lisboa: Edições 70, 2016. 844 p. ISBN: 9789724419015
  • GONÇALVES, Luís Carlos Pimenta, Sociedade e Cultura Francesas - Leituras e Perspetivas. Lisboa: Universidade Aberta, Coleção Universitária, 2021. ISBN 9789726749011.

Excertos de obras serão disponibilizados ao longo do semestre. Serão ainda disponibilizados artigos e outros documentos que atualizem os conteúdos estudados, assim como outra bibliografia em função das Atividades Formativas e dos E-Fólios

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

A unidade curricular é lecionada a distância através de uma plataforma e-learning e privilegia a comunicação assíncrona. A metodologia de ensino compreende exposições teóricas, orientações de estudo, planificação de atividades formativas e somativas, esclarecimento de dúvidas em fóruns moderados pelo docente. A aprendizagem está estruturada em seis grandes etapas, ou temas, que duram sensivelmente duas semanas cada, baseando-se na leitura da bibliografia principal, assim como de documentos disponibilizados ao longo do semestre e de conteúdos consultáveis em sites na internet. As atividades formativas têm como objeto análises de problemáticas e/ou comentários de documentos.
A avaliação contínua é constituída pela realização de dois e-fólios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (e-fólio Global), a ter lugar no final do semestre. A avaliação final é constituída por exame

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular:

A prossecução dos objetivos ao longo do semestre estrutura-se em seis etapas, ou temas, através do estudo de textos fundamentais, assim como de excertos de monografias de uma
dezena de autores de referência.
O ensino teórico e expositivo de Sociedade e Cultura Francesas II realiza-se através da Sala de Aulas Virtual de uma plataforma de e-learning e visa proporcionar conhecimentos sistematizados sobre a sociedade de consumo em França, sobre os desafios do fim se século XX e início de milénio, refletir sobre a relação entre cinema e sociedade, compreender a importância da educação, da cultura e ciência em França, assim como identificar as causas e consequências de
Maio de 68. A aprendizagem colaborativa está igualmente presente através da criação de Wikis permitindo sintetizar questões abordadas na Sala de Aulas Virtual e nos textos estudados. A
colaboração entre pares consubstancia-se igualmente através da elaboração em conjunto de cronologias ou de glossários de conceitos.
Os fóruns permitem lançar um novo tema a ser estudado ou fazer o ponto sobre uma questão. Através dos fóruns, os estudantes são incentivados a debater os principais factos, tendências e
ruturas sociais e culturais francesas nos séculos XIX a XXI. As atividades formativas permitem verificar e consolidar conhecimentos, assim como validar as aquisições efetuados pelos estudantes ao longo de várias semanas de estudo. Estas atividades têm igualmente uma dimensão propedêutica e visam preparar os vários momentos da avaliação contínua (e-fólios e e-fólio Global) e final. Nas atividades formativas, disseminadas ao longo do semestre, assim como nos momentos de avaliação somativa, serão analisados documentos textuais, iconográficos, audiovisuais concebidos ou não com fins didáticos, elaborados comentários ou curtos ensaios sobre as problemáticas abordadas.

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.