A unidade curricular tem por objectivo levar os estudantes a reconhecer, compreender e aprofundar conhecimentos sobre as principais particularidades das dinâmicas e relações entre os diversos grupos sociais e entre os fenómenos tecnológicos, culturais, sociais e políticos que deram origem à actual França.
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• capacidade de ler de forma crítica, analisar e comentar documentos relacionados com a sociedade e cultura francesas
• capacidade de elaborar uma síntese de documentos
• capacidade de redigir um curto ensaio ou artigo
• capacidade de entender e interpretar as principais marcas da identidade e da cultura francesas
• domínio do conhecimento dos principais movimentos e momentos da evolução política, social e culturas da França dos séculos XIX e XX
• capacidade de relacionar dados e problemáticas ligados aos temas em estudo
• capacidade de raciocínio crítico e informado sobre as características da identidade francesa e suas origens no passado histórico recente.
• A entrada na sociedade de consumo
• Fim de século e novo milénio
• Literatura e Sociedade
• Educação, Cultura e Ciência em França
• Maio de 68
• Modelos do estrangeiro
Obra de base para o estudo:
FERRO, Marc, História de França, Lisboa, Edições 70, 2011.
Complementar:
SOURIAC, René, Histoire de France 1750-1995, Société, Culture, Tome 2, Presses Universitaires du Mirail, 1996 (da pág. 7 à pág. 206).
Antologia de textos em português sobre a Sociedade e Cultura Francesas, comentados e anotados por Luís Carlos Pimenta Gonçalves, disponibilizada durante o semestre.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.