Técnicas de Comunicação em Espanhol
Código: 51197
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Língua
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa de espanhol num contexto laboral e em diferentes formatos comunicativos (tais como email, telefone, mensagem escrita/áudio, conversa síncrona presencial e videoconferência, etc.) através do trabalho nas seguintes competências:

· Léxica: aquisição de fórmulas fixas, colocações e léxico específico no quadro no espanhol dos negócios e laboral.

· Gramatical: desenvolvimento de competências gramaticais para aprendizagem autónoma de estruturas formais e informais incluídas no nível A2 do Plan Curricular del Instituto Cervantes.

· Cultural: Adquisição e reconhecimento dos valores, tradições, costumes (explícitos e implícitos) e elementos pragmáticos numa relação formal e/ou informal. Ter consciência da diversidade cultural espanhola de maneira a se desenvolver adequadamente no contexto laboral e social.

· Intercultural: Desenvolvimento de competências interculturais que ajudem o aluno à consciencialização da interpretação das mensagens numa perspetiva do conhecimento do outro.

· Interlinguística: Desenvolvimento de competências de comparação entre o espanhol e o português de maneira a criar um aluno autónomo na sua aprendizagem.

No final desta Unidade Curricular, o aluno poderá comunicar-se em espanhol num contexto laboral de maneira adequada e em diferentes situações comunicativas ou níveis formais da língua.

Pretende-se que o estudante desenvolva diferentes competências comunicativas ao nível A2 segundo o QCER, pelo que é recomendável ter estudado anteriormente e de maneira formal num nível A1 de espanhol.

  • Espanhol
  • Negócios
  • Comunicação
  • Laboral

Nesta UC serão desenvolvidas principalmente as seguintes competências.

  • Competência Comunicativa
  • Competência interpessoal
  • Competências intercultural
  • Competência Cultural

  • Estruturas e estratégias habituais para escrever e interpretar adequadamente e-mails formais e informais (solicitar um serviço, explicar e valorar um projeto de negócio, escrever relatórios, solicitar uma vaga de trabalho, bolsa ou estágio)
  • Estruturas e estratégias habituais para comunicar numa entrevista de trabalho.
  • Estruturas e estratégias habituais para marcar e comunicar numa reunião presencial ou online.
  • Estruturas e estratégias habituais para comunicar através de mensagens escritas e áudio.
  • Gerir discussões com elementos atenuadores adequados à cultura espanhola.
  • Estruturas e elementos de coesão e marcadores discursivos com especial ênfase nos falsos cognatos entre o espanhol e o português.
  • Tomar consciência e mobilizar os elementos socioculturais e legais que podem definir um intercambio comercial.
  • Elementos léxicos, gramaticais e culturais relacionados com cada uma das estruturas utilizadas relativas ao nível A2 da língua segundo o Plan Curricular del Instituto Cervantes.

Bibliografia principal:  

  • Recursos de autoria do docente disponibilizados na plataforma.

Bibliografia Secundária:

  • González M., Martín F., et al.(2015). Socios 1. Curso de español orientado al mundo del trabajo., Barcelona: Difusión.

 

e-Learning

O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de três e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólio G), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% (somatório dos três e-fólios) e 60% na classificação final.

A unidade curricular integra o Projeto GOPA (Gamificação Online: Uma Pedagogia Alternativa), que promove a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem.