Esta Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa de espanhol num contexto laboral e em diferentes formatos comunicativos (tais como email, telefone, mensagem escrita/áudio, conversa síncrona presencial e videoconferência, etc.) através do trabalho nas seguintes competências:
· Léxica: aquisição de fórmulas fixas, colocações e léxico específico no quadro no espanhol dos negócios e laboral.
· Gramatical: desenvolvimento de competências gramaticais para aprendizagem autónoma de estruturas formais e informais incluídas no nível A2 do Plan Curricular del Instituto Cervantes.
· Cultural: Adquisição e reconhecimento dos valores, tradições, costumes (explícitos e implícitos) e elementos pragmáticos numa relação formal e/ou informal. Ter consciência da diversidade cultural espanhola de maneira a se desenvolver adequadamente no contexto laboral e social.
· Intercultural: Desenvolvimento de competências interculturais que ajudem o aluno à consciencialização da interpretação das mensagens numa perspetiva do conhecimento do outro.
· Interlinguística: Desenvolvimento de competências de comparação entre o espanhol e o português de maneira a criar um aluno autónomo na sua aprendizagem.
No final desta Unidade Curricular, o aluno poderá comunicar-se em espanhol num contexto laboral de maneira adequada e em diferentes situações comunicativas ou níveis formais da língua.
Pretende-se que o estudante desenvolva diferentes competências comunicativas ao nível A2 segundo o QCER, pelo que é recomendável ter estudado anteriormente e de maneira formal num nível A1 de espanhol.
Nesta UC serão desenvolvidas principalmente as seguintes competências.
Bibliografia principal:
Bibliografia Secundária:
e-Learning
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de três e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólio G), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% (somatório dos três e-fólios) e 60% na classificação final.
A unidade curricular integra o Projeto GOPA (Gamificação Online: Uma Pedagogia Alternativa), que promove a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem.