Esta Unidade Curricular tem por objetivo desenvolver a competência comunicativa de espanhol num contexto laboral e em diferentes formatos comunicativos (tais como email, telefone, mensagem escrita/áudio, conversa síncrona presencial e videoconferência, etc.) através do trabalho nas seguintes competências:
· Léxica: aquisição de fórmulas fixas, colocações e léxico específico no quadro no espanhol dos negócios e laboral.
· Gramatical: desenvolvimento de competências gramaticais para aprendizagem autónoma de estruturas formais e informais incluídas no nível A2 do Plan Curricular del Instituto Cervantes.
· Cultural: Adquisição e reconhecimento dos valores, tradições, costumes (explícitos e implícitos) e elementos pragmáticos numa relação formal e/ou informal. Ter consciência da diversidade cultural espanhola de maneira a se desenvolver adequadamente no contexto laboral e social.
· Intercultural: Desenvolvimento de competências interculturais que ajudem o aluno à consciencialização da interpretação das mensagens numa perspetiva do conhecimento do outro.
· Interlinguística: Desenvolvimento de competências de comparação entre o espanhol e o português de maneira a criar um aluno autónomo na sua aprendizagem.
No final desta Unidade Curricular, o aluno poderá comunicar-se em espanhol num contexto laboral de maneira adequada e em diferentes situações comunicativas ou níveis formais da língua.
Pretende-se que o estudante desenvolva diferentes competências comunicativas ao nível A2 segundo o QCER, pelo que é recomendável ter estudado anteriormente e de maneira formal num nível A1 de espanhol.
Espanhol, Negócios, Comunicação, laboral.
Nesta UC serão desenvolvidas principalmente as seguintes competências.
· Competência Comunicativa
· Competência interpessoal
· Competências intercultural
. Competência Cultural
· . Estruturas e estratégias habituais para escrever e interpretar adequadamente emails formais e informais (solicitar um serviço, explicar e valorar um projeto de negócio, escrever relatórios, solicitar uma vaga de trabalho, bolsa ou estágio)
· Estruturas e estratégias habituais para comunicar numa entrevista de trabalho.
· Estruturas e estratégias habituais para marcar e comunicar numa reunião presencial ou online.
· Estruturas e estratégias habituais para comunicar através de mensagens escritas e áudio.
· Gerir discussões com elementos atenuadores adequados à cultura espanhola.
· Estruturas e elementos de coesão e marcadores discursivos com especial ênfase nos falsos cognatos entre o espanhol e o português.
· Tomar consciência e mobilizar os elementos socioculturais e legais que podem definir um intercambio comercial.
· . Elementos léxicos, gramaticais e culturais relacionados com cada uma das estruturas utilizadas relativas ao nível A2 da língua segundo o Plan Curricular del Instituto Cervantes.
Bibliografia principal:
· Recursos fornecidos na plataforma
Bibliografia Secundária
· González M., Martín F., et al.(2015). Socios 1. Curso de español orientado al mundo del trabajo., Barcelona: Difusión.
A metodologia terá como eixo fundamental o desenvolvimento de competências autónomas dos alunos complementado pelos materiais fornecidos pelos docentes. Estes materiais serão em formato multimédia (texto, vídeo e/ou áudio) e terão um especial foco nas necessidades dos alunos com o português como língua materna.
Em todos os módulos serão disponibilizados testes de prática e tarefas opcionais que ajudarão o aluno a atingir os níveis mínimos para o sucesso nas provas formais.
A avaliação é contínua e baseia-se em três momentos específicos (dois e-folios, i.e. trabalhos eletrónicos submetidos na plataforma) e um e-folio global, nos quais são avaliadas a aquisição de conhecimentos e as competências como definidas nos objetivos da disciplina.
Avaliação contínua