Igualdade, Exclusão Social e Cidadania
Código: 41102
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Sociologia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular desenvolve o conhecimento e a reflexão dos/das estudantes sobre a (des)igualdade nas sociedades contemporâneas, estimulando as suas capacidades de investigação e intervenção neste domínio. Discutem-se teoricamente as noções de igualdade, exclusão, pobreza, classe social e cidadania, as suas diferenças e inter-relações. Explora-se a articulação destes fenómenos com processos económicos, culturais e políticos, em diferentes escalas de análise. Trabalham-se estudos recentes sobre indicadores de desigualdade, em múltiplas dimensões, comparando e explicando a evolução observada em Portugal e noutras regiões do mundo. Identificam-se ações de promoção da igualdade, inclusão e cidadania. Os estudantes são estimulados/as e orientados/as para o desenvolvimento de pequenas atividades de investigação e de intervenção sobre (des)igualdade social nos seus contextos de vida.

1. Desigualdades sociais

2. Exclusão social

3. Cidadania

4. Intervenção social

•    Compreender a (des)igualdade, a exclusão/inclusão e a cidadania como construções socio-históricas;
•    Identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis;
•    Desenvolver destrezas e princípios éticos para lidar com situações de desigualdade e exclusão, em contextos laborais e cívicos;
•    Conceber ações de promoção da igualdade, da inclusão e da cidadania, a nível local.

 

1. Viver e trabalhar num mundo desigual

1.1 Igualdade, cidadania e justiça social

1.2 As desigualdades: dimensões e mecanismos

1.3 Das classes à exclusão social

1.4 As ciências sociais face às desigualdades sociais 

 

2. Tipos de desigualdades e análise dos seus indicadores

2.1 Tipos de desigualdades

2.2 Preconceitos e discriminação

2.3 Indicadores de pobreza e exclusão social

 

3. Promover a igualdade, a inclusão e a cidadania

3.1 O trabalho das agências internacionais

3.2 Planos e programas nacionais

3.3 A intervenção local

3.4 Desafios e responsabilidades da prática profissional/intervenção social

 

Almeida, J. F. (2013). Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos: Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais.

Cabral, M. V.; Vala, J. e Freire, A. (2003). Desigualdades Sociais e Percepções da Justiça. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Carmo, R. (org.) (2013). Portugal, uma Sociedade de Classes. Lisboa: Le Monde Diplomatique.

Costa, A. F. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais.

Costa, M. I. S. &; Ianni, A. M. Z. (Eds.)(2018). Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica. Editora UFABC.

Diogo. F.; Castro,A. & Perista, P. (Eds.) (2015). Pobreza e exclusão social em Portugal – Contextos, transformações e estudos. Editora Húmus.

Paugam, S. (2003). A Desqualificação Social: Ensaio sobre a Nova Pobreza. Porto: Porto Editora.


Nota: os textos fundamentais de trabalho serão disponibilizados na sala de aula virtual

·  Compreender a (des)igualdade, a exclusão/inclusão e a cidadania como construções socio-históricas;

·  Identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis;

·  Desenvolver destrezas e princípios éticos para lidar com situações de desigualdade e exclusão, em contextos laborais e cívicos;

.  Conceber pequenas ações/projetos de promoção da igualdade, da inclusão e da cidadania, a nível local.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.