Esta unidade curricular desenvolve o conhecimento e a reflexão dos/das estudantes sobre a (des)igualdade nas sociedades contemporâneas, estimulando as suas capacidades de investigação e intervenção neste domínio. Discutem-se teoricamente as noções de igualdade, exclusão, pobreza, classe social e cidadania, as suas diferenças e inter-relações. Explora-se a articulação destes fenómenos com processos económicos, culturais e políticos, em diferentes escalas de análise. Trabalham-se estudos recentes sobre indicadores de desigualdade, em múltiplas dimensões, comparando e explicando a evolução observada em Portugal e noutras regiões do mundo. Identificam-se ações de promoção da igualdade, inclusão e cidadania. Os estudantes são estimulados/as e orientados/as para o desenvolvimento de pequenas atividades de investigação e de intervenção sobre (des)igualdade social nos seus contextos de vida.
1. Desigualdades sociais
2. Exclusão social
3. Cidadania
4. Intervenção social
• Compreender a (des)igualdade, a exclusão/inclusão e a cidadania como construções socio-históricas;
• Identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis;
• Desenvolver destrezas e princípios éticos para lidar com situações de desigualdade e exclusão, em contextos laborais e cívicos;
• Conceber ações de promoção da igualdade, da inclusão e da cidadania, a nível local.
1. Viver e trabalhar num mundo desigual
1.1 Igualdade, cidadania e justiça social
1.2 As desigualdades: dimensões e mecanismos
1.3 Das classes à exclusão social
1.4 As ciências sociais face às desigualdades sociais
2. Tipos de desigualdades e análise dos seus indicadores
2.1 Tipos de desigualdades
2.2 Preconceitos e discriminação
2.3 Indicadores de pobreza e exclusão social
3. Promover a igualdade, a inclusão e a cidadania
3.1 O trabalho das agências internacionais
3.2 Planos e programas nacionais
3.3 A intervenção local
3.4 Desafios e responsabilidades da prática profissional/intervenção social
Almeida, J. F. (2013). Desigualdades e Perspetivas dos Cidadãos: Portugal e a Europa. Lisboa: Mundos Sociais.
Cabral, M. V.; Vala, J. e Freire, A. (2003). Desigualdades Sociais e Percepções da Justiça. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Carmo, R. (org.) (2013). Portugal, uma Sociedade de Classes. Lisboa: Le Monde Diplomatique.
Costa, A. F. (2012). Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais.
Costa, M. I. S. &; Ianni, A. M. Z. (Eds.)(2018). Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica. Editora UFABC.
Diogo. F.; Castro,A. & Perista, P. (Eds.) (2015). Pobreza e exclusão social em Portugal – Contextos, transformações e estudos. Editora Húmus.
Paugam, S. (2003). A Desqualificação Social: Ensaio sobre a Nova Pobreza. Porto: Porto Editora.
Nota: os textos fundamentais de trabalho serão disponibilizados na sala de aula virtual
· Compreender a (des)igualdade, a exclusão/inclusão e a cidadania como construções socio-históricas;
· Identificar indicadores de desigualdades, de exclusão e de cidadania, bem como mecanismos que os produzem, a diferentes níveis;
· Desenvolver destrezas e princípios éticos para lidar com situações de desigualdade e exclusão, em contextos laborais e cívicos;
. Conceber pequenas ações/projetos de promoção da igualdade, da inclusão e da cidadania, a nível local.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.