O programa da Unidade Curricular Alemão I abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A1.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente conceptualizados para este nível linguístico.
Desenvolvimento dos recursos linguísticos.
Desenvolvimento da compreensão oral e escrita.
Desenvolvimento da produção oral e da escrita.
Desenvolvimento das competências pragmáticas.
A unidade curricular Alemão I corresponde ao nível A1.1 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
• Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
• Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
• Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
O programa da Unidade Curricular Alemão I abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo A1.1 do QECR.
EVANS, S., PUDE, A., SPECHT, F. (2021): Momente A1, Deutsch als Fremdsprache, München, Hueber Verlag GmbH & Co. KG (Kursbuch Module 1-4) [ISBN 978-3-19-501791-6] (= Kursbuch plus Interaktive Version)
GLAS-PETERS, S., PUDE, A., REIMANN, M. (2021): Momente A1, Deutsch als Fremdsprache, München, Hueber Verlag GmbH & Co. KG (Arbeitsbuch Module 1-4) [ISBN 978-3-19-511791-3] (= Arbeitsbuch plus Interaktive Version)
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [978-972-0-40695-8].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605165-1].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Wortschatz Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [978-3126051514]
E-learning
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Não existem pré-requisitos para a matrícula.