Código: 41024
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: CIências Políticas
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Nesta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes, fazendo uso das metodologias de educação a distância e em rede propostas, adquiram um conjunto de conhecimentos e desenvolvam competências relacionadas com dois temas conexos estudados pelas Ciências Sociais em geral e, em particular, pela Ciência e a Sociologia Políticas: as elites e os movimentos sociais.

 Procura-se que os/as estudantes compreendam o que são as elites e os movimentos sociais, assim como a sua importância nas sociedades contemporâneas, como agentes de conservação ou transformação da realidade. Estudam-se os principais autores que refletiram sobre ambos os temas, especialmente a partir do séc. XIX.

 A lecionação terá uma forte componente teórico-prática, visando a participação dos/das estudantes nas atividades letivas e a sua iniciação às práticas de investigação.

 

Elite
Massa
Movimento social
Ação não institucional

Pretende-se que, no final do estudo da presente unidade curricular, cada estudante seja capaz de, por si mesmo/a:

• compreender o que são as elites e os movimentos sociais, assim como a importância que têm nas sociedades contemporâneas, como agentes de conservação ou transformação;

• utilizar os conceitos estudados para a compreensão da realidade política e social existente, em Portugal e no mundo, e aplicá-los a novas situações (potenciais, possíveis, imaginadas);

• tirar pleno proveito do uso das metodologias de educação a distância, por via da sua imersão no trabalho;

• aplicar no estudo as ferramentas básicas de início à investigação científica;

• desenvolver um pensamento crítico e uma cidadania ativa;

• integrar os conhecimentos adquiridos no trabalho profissional e social, presente e futuro, com a consciência do seu valor e do que pode fazer pelo país.

 

1. Elites sociais
1.1 Introdução ao tema
1.2 Fatores de Mudança
1.3 O Conceito de Elite
1.4 Contributos Teóricos
1.5 Para uma Tipologia de Elites Sociais
1.6 A Transformação da Elite Política
1.7 As Outras Elites Influentes
1.8 A Ação das Elites
2. Movimentos sociais
2.1 Limites da Política Institucional e Emergência dos Novos Movimentos Sociais
2.2 Definição e Tipos de Movimentos Sociais
2.3 Estudo dos Movimentos Sociais
2.4 Génese, Desenvolvimento e Triunfo dos Novos Movimentos Sociais
2.5 Os Novos movimentos Sociais e as Interações Sistémicas
2.6 Os Novos Movimentos Sociais, a Questão Ideológica e os Desafios à Democracia

1. BESSA, António Marques (2002). Elites e Movimentos Sociais. (primeiro capítulo – pp. 1-67). Lisboa: Universidade Aberta.

2. STOCK, Maria José (coord.) (2005). Velhos e Novos Actores Políticos. Partidos e Movimentos Sociais (Parte II – pp. 225-414; verainda pp. 5-22). Lisboa: Universidade Aberta. 

3. Elementos disponibilizados pelo/a docente e pelos/as tutores/as durante a realização das atividades letivas.

E-learning.

A metodologia de trabalho utilizada nesta unidade curricular compreende a leitura e a reflexão individuais (a), a partilha da reflexão e do estudo entre os/as estudantes que assim o desejarem (b), a realização das atividades formativas propostas pelo/a professor/a e acompanhadas pelo/a tutor/a, apesar de não serem obrigatórias, nem avaliadas, com o esclarecimento das dúvidas nos fóruns disponibilizados para o efeito (c).

 

a) A leitura e a reflexão individuais devem acontecer durante todo o processo de aprendizagem. Sem esse trabalho, o/a estudante não só fica muito limitado/a na compreensão das matérias, como dificilmente poderá realizar com sucesso as atividades formativas sugeridas e os e-fólios. Trata-se de um trabalho que será realizado por via da utilização dos materiais propostos, frequentemente desenvolvidos para o efeito pelo/a professor/a, como é próprio das metodologias de educação a distância e em rede.

 

b) A aprendizagem está estruturada por tópicos e subtópicos. Para cada um dos tópicos, é indicada bibliografia específica, assim como atividades formativas e elementos de apoio ao estudo.

 

c) Os únicos elementos de avaliação são os previstos no modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: os e-fólios A e B e o e-fólio Global (em alternativa à avaliação contínua, existe a avaliação final, que consistirá na realização de um exame).

 

 

Os/As estudantes podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de avaliação final. No primeiro caso, realizarão dois e-fólios, cotados para 8 valores (cada e-fólio vale 4 valores), que submeterão eletronicamente, na plataforma Moodle, e um e-fólio global, cotado para 12 valores, que também submeterão digitalmente, em ambiente WISEflow. Na opção pelo regime de avaliação final, as/os estudantes realizarão um exame final, cotado para 20 valores, que submeterão, de igual modo, em WISEflow.

 

A opção pelo regime de avaliação (contínua ou final) será feita pelo/a estudante até ao final da 3.ª semana letiva, não podendo ser alterada no decurso do semestre.

 

A escolha é inteiramente livre, mas os/as estudantes são incentivados/as a optar pelo regime de avaliação contínua, que garante uma maior interação e, por virtude de um maior acompanhamento aos/às estudantes, pode levar a melhores resultados.

 Os/As estudantes que optem pela avaliação contínua disporão de um Cartão de Aprendizagem, pessoal, onde será creditada a avaliação que forem efetuando ao longo do semestre. O Cartão de Aprendizagem é um instrumento personalizado e cada estudante tem acesso apenas ao seu cartão.

 Os/As estudantes que optem pela realização de exame final terão acesso a todas as orientações dadas na plataforma e às atividades formativas disponibilizadas durante o processo de aprendizagem, mas não aos instrumentos de avaliação utilizados no regime de avaliação contínua (e-fólios e e-fólio global). Estes estarão disponíveis apenas para os estudantes que optem pelo regime de avaliação contínua.

 A multiplicidade e a extensão dos temas abordados na unidade curricular recomendam que as/os estudantes optem pela modalidade de avaliação contínua.

 A entrega do e-fólio global ou do exame é realizado na plataforma WISEflow, em https://pt.wiseflow.net/aberta.

 Os/As estudantes terão a oportunidade de selecionar, no início de cada semestre, se pretendem realizar a prova remotamente ou num centro de exames.

 Informação atempada sobre os procedimentos de realização de provas na plataforma WISEflow será remetida, diretamente para os/as estudantes, ao longo do semestre, pela Universidade Aberta.