O programa da Unidade Curricular Alemão V abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no ãmbito do nível A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente concetualizados para este nível linguístico.
Desenvolvimento de recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
A unidade curricular Alemão V corresponde ao nível A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante).
É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.
Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
O programa da Unidade Curricular Alemão V abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo A2 do QECR.
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A2, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lehrbuch Lektionen 6-11) [ISBN 978-3-12-606157-5].
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al.(2013): Optimal A2, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Arbeitsbuch Lektionen 6-11) [ISBN 978-3-12-606158-2 mit Lerner-Audio-CD].
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora. [978-972-0-40695-8].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [978-3126051668].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Wortschatz Intensivtrainer NEU A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN : 978-3126051521].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Alemão ao nível A2, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão IV.