Código: 31354
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Cultura
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular Media na Europa procura estudar a relação entre os media, a comunicação e o espaço público europeu, analisando o papel dos media na formação das sociedades europeias contemporâneas. Através de uma abordagem crítica e interdisciplinar, os estudantes terão a oportunidade de examinar temas fundamentais como o desenvolvimento dos media na era digital, o impacto da sociedade em rede nas dinâmicas comunicacionais e a interação entre os media e a identidade europeia. O curso também aborda diferentes modelos comunicacionais e a sua influência no discurso público, bem como o papel dos media na integração europeia, na governação e na democracia. Através de perspetivas históricas, sociológicas e políticas, os estudantes poderão aprofundar a compreensão das transformações no panorama mediático europeu e as suas implicações para a sociedade.

Europa; Comunicação; Media; Identidade; Sociedade em rede

 

Com a conclusão, com sucesso, desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:

1.    Identificar os diferentes tipos de media na Europa e as suas principais características.

2.    Reconhecer as principais fontes de notícias sobre a Europa e os seus enquadramentos informativos.

3.    Explicar o papel dos media na construção do espaço público europeu.

4.    Descrever a evolução dos modelos comunicacionais na sociedade em rede e o seu impacto na Europa.

5.    Comparar diferentes fontes de informação e identificar possíveis enviesamentos e enquadramentos jornalísticos.

6.    Utilizar metodologias críticas para analisar discursos mediáticos sobre questões europeias.

7.    Examinar o impacto dos media na construção da identidade europeia e na formação da opinião pública.

8.    Avaliar a influência dos media na governação e na democracia europeias.

9.    Criticar a qualidade e a fiabilidade das fontes de informação sobre a Europa.

10.  Justificar a importância da diversidade mediática para um debate público europeu plural e democrático.

1: Europa, Media e Espaço público

2: Os Media na Sociedade em Rede

3:  Modelos Comunicacionais e Sociedade

4: Os Media e a Europa

Cardoso, Gustavo. Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.

Charles, Alec. 2009. Media in the Enlarged Europe. Politics, Policy and Industry. Bristol: Intellect Ltd.

Josef, Trappel. 2011. The Media in Europe Today. Chicago: Chicago Press.

Martins, Ana Isabel. 2010. A Europa e os Media. Lisboa: Livros Horizonte.

Morgado, Isabel Salema, Rosas, António (Org.). 2010. Cidadania Digital. Covilhã: Livros LabCom.

Nobre-Correia, J. M. 2021. História dos Média na Europa. Coimbra: Almedina.

Complementary:

Papathanassopoulos, Stylianos, NEGRINE, Ralph M. 2011. European Media. Cambridge: Polity Press.

Stevenson, N. 2002. Understanding Media Cultures (2nd ed). London: Sage.

Trappel, Joseph, Meier, Werner A., Haenens, Leen, Steemers, Jeanette, Thomass, Barbar (org.) 2011. Media in Europe Today. Chicago: University of Chicago Press.

Ensino a distância assíncrono, e-learning, com disponibilização de leituras orientadas, pequenos exercícios, comentários em fóruns e um momento síncrono de partilha e esclarecimento de dúvidas.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 elementos de avaliação ao longo do semestre (e-fólios parciais): o primeiro consistirá na submissão de uma recensão crítica de um artigo científico ou capítulo de livro sobre as matérias lecionadas (25%); o segundo será um teste de escolha múltipla (25%); e de um momento final de avaliação, o e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre (50%). Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Nada a referir