Vídeo

Vídeo de apresentação

Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

A licenciatura, cujo objetivo é contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da sua identidade cultural e da sua responsabilidade social, tem dois horizontes formativos: o enriquecimento cultural na vida ativa e profissional; e a hipótese de prossecução de estudos em 2.º e 3.º ciclos, em áreas amplas das Humanidades: Ciências da Linguagem; Estudos Culturais; História; Filosofia; Arte; Estudos Literários; outros saberes transdisciplinares. Esta tem como objetivo dotar o estudante de instrumentos teóricos, epistemológicos e analíticos que lhe permitam conhecer a sua definição e tradição, as suas origens e disciplinas, a sua evolução no tempo e no espaço, e a sua receção na contemporaneidade cultural ocidental, em que o universo português se inclui.

Coordenador:

Ano Letivo 2024_2025:

Cristiana Maria Santos Graça de Vasconcelos Rodrigues

Vice-coordenador:

Ano Letivo 2024_2025:

Maria do Rosário Sampaio Soares de Sousa Leitão Lupi Bello

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Acreditação

Guião de auto-avaliação

A partir do ano lectivo de 2023-24 está em vigor o Plano de Estudos que decorre do processo de Acreditação da Licenciatura de Humanidades pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) em 2021. Este Plano de Estudos está publicado no Diário da República, Série II, nº 153, de 8 de Agosto de 2023 (seleccionar o botão "Regulamentação", acima nesta mesma página do guia).

A publicação do novo Plano de Estudos de Humanidades no Diário da República está acessível aqui.

A transição para o novo Plano de Estudos de Humanidades está explanada no Regime de Transição, a que pode aceder aqui.

Estrutura Curricular:

Maior em Humanidades (120 ECTS)
Minor em Estudos Portugueses (60 ECTS)
Minor em Estudos de Cultura Estrangeira (60 ECTS)

Maior em Humanidades (1º e 2º anos curriculares):
A Língua Estrangeira (níveis I a IV) é escolhida entre Alemão, Espanhol, Francês e Inglês, e deve ser frequentada respeitando a sequência dos níveis. Para os estudantes que optam pelo Minor em Estudos de Cultura Estrangeira existe a possibilidade de prosseguirem o estudo da língua estrangeira por mais dois semestres (níveis V e VI).

Unidades curriculares opcionais:
1º ano curricular — caso escolha Técnicas de Expressão e Comunicação I no S1, deverá inscrever-se em Técnicas de Expressão e Comunicação II no S2; caso escolha História do Pensamento Filosófico no S1, deverá inscrever-se em Semiótica no S2.
2º ano curricular — caso escolha Literatura e Cultura Portuguesas - Época Moderna no S1, deverá inscrever-se em Literatura e Cultura Portuguesas - Época Contemporânea no S2; caso escolha Grandes Obras da Literatura Ocidental I no S1, deverá inscrever-se em Grandes Obras da Literatura Ocidental II no S2.

Minor em Estudos Cultura Estrangeira (3º ano curricular):
De entre as unidades curriculares de Literatura e Língua estrangeiras, o estudante tem de escolher 3 por semestre. A optar pela Língua Estrangeira, é obrigatória a frequência dos dois níveis de língua (V e VI). O estudo da Literatura Estrangeira não tem como requisito prévio o domínio da respetiva língua, havendo a possibilidade de o Estudante contactar com a literatura primária e demais textos/suportes em traduções criteriosamente seleccionadas.