A unidade curricular centra-se no estudo da cultura antiga greco-latina, uma das bases mais relevantes da cultura, da literatura e do imaginário artístico do mundo ocidental.
Partindo de alguns conceitos da Antiguidade (mimesis, aemulatio, contaminatio, entre outros), estudar-se-á a relação cultural entre Grécia e Roma, tendo em consideração:
– as transformações nos géneros literários;
– a re-escrita de formas e temas gregos por autores romanos (Epopeia e Lírica);
– as produções artístico-culturais em eras posteriores.
O corpus literário integra textos de Homero, Ovídio, Vergílio, Propércio, Horácio, Luís de Camões, Eça de Queirós e Sophia de Mello Breyner Andresen. O corpus iconográfico inclui pinturas de Botticelli, Ticiano, Ingres e Klee.
1.Antiguidade Clássica
2.Epopeia
3.Lírica
4. Legado greco-latino (literatura; artes plásticas)
As competências a desenvolver são as seguintes:
– capacidade de entender as relações entre a guerra de Tróia e a fundação de Roma;
– capacidade de entender as diversas contextualizações;
– capacidade de caracterização de modelos: estrutura de poemas e heróis;
– capacidade de interpretação, de análise e de relacionação dos textos em apreço;
– capacidade de entendimento das tematizações em apreço;
– capacidade de identificação das influências (explícitas ou implícitas) das obras estudadas em produções artístico-culturais posteriores;
– capacidade de reflexão, de síntese, de argumentação e de correção de expressão escrita.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS
1. Contextualização
2. A influência da Grécia em Roma; a tradição clássica projetada no mundo ocidental
3. Criação literária e fundamentos estéticos: mimesis/imitatio; aemulatio; contaminatio
TEMA I – POESIA ÉPICA
1. Epopeia na Grécia Antiga: Odisseia, de Homero
2. Epopeia em Roma: Eneida, de Vergílio
TEMA II – POESIA LÍRICA
1. Lírica: da Grécia arcaica à Roma clássica; o legado clássico no universo ocidental
2. Temas da poesia grega e a transformação romana – Amores, de Ovídio; Elegias, de Propércio; Odes, de Horácio.
TEMA III – A HERANÇA GRECO-LATINA NA LITERATURA E CULTURA OCIDENTAIS
1. Epopeia de modelo clássico no Renascimento:
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CLÁSSICOS
1. Contextualização
2. A influência da Grécia em Roma; a tradição clássica projetada no mundo ocidental
3. Criação literária e fundamentos estéticos: mimesis/imitatio; aemulatio; contaminatio
TEMA I – POESIA ÉPICA
1. Epopeia na Grécia Antiga: Odisseia, de Homero
2. Epopeia em Roma: Eneida, de Vergílio
TEMA II – POESIA LÍRICA
1. Lírica: da Grécia arcaica à Roma clássica; o legado clássico no universo ocidental
2. Temas da poesia grega e a transformação romana – Amores, de Ovídio; Elegias, de Propércio; Odes, de Horácio
TEMA III – A HERANÇA GRECO-LATINA NA LITERATURA E CULTURA OCIDENTAIS
1. Epopeia de modelo clássico no Renascimento: Os Lusíadas, de Luís de Camões
2. A poesia lírica ocidental: Luís de Camões; Sophia de Mello Breyner Andresen
3. Odisseia revisitada: “A Perfeição”, de Eça de Queirós
4. As artes plásticas ocidentais, do Renascimento à contemporaneidade (exemplos de Botticelli, Tiziano, Ingres e Klee)
Bibliografia Primária:
Camões, Luís de. Os Lusíadas. Lisboa: Imprensa Nacional–Casa da Moeda, 2005. [excertos]
Homero. Odisseia. Intr. e Trad. Frederico Lourenço. Lisboa: Cotovia, 2003. [excertos]
Horácio. Odes. Trad. Pedro B. Falcão. Lisboa: Cotovia, 2008. [excertos]
Vergílio. Eneida. Trad. Luís M.G. Cerqueira et al. Lisboa: Bertrand, 2003. [excertos]
Ovídio. Amores. Trad. Carlos Ascenso André. Lisboa: Cotovia, 2006. [excertos]
Propércio. Elegias. Trad. Aires A. Nascimento et al. Lisboa e Assis: Centro de Estudos Clássicos e Accademia Properziana del Subasio, 2002. [excertos]
Queirós, Eça de. “A Perfeição”. Contos I. Coord. Carlos Reis. Lisboa: Imprensa Nacional–Cada da Moeda, 2009. 345-362.
Bibliografia de contextualização/consulta:
Aristóteles. Poética. Trad. e Introd. Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional–Casa da Moeda, 2000.
Centeno, Rui Manuel Sobral, coord. Civilizações Clássicas II: Roma. Lisboa: Universidade Aberta, 2002.
Citroni, Mario, et al. Literatura de Roma Antiga. Trad. Margarida Miranda e Isaías Hipólito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2006.
Ferreira, José Ribeiro. Civilizações Clássicas I: Grécia. Lisboa: Universidade Aberta. 1996.
Grimal, Pierre. Civilização Romana. Trad. Isabel Saint Aubyn. Lisboa: Edições 70, 2001.
---. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Trad. e Coord. Victor Jabouille. Lisboa: Difel, 1999.
Horácio. Arte Poética. Trad. Raul M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito. 1992.
Lesky, Albin. História da Literatura Grega. Trad. Manuel Losa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
Pereira, Maria Helena da Rocha. Hélade: Antologia de Cultura Grega. Lisboa: Guimarães Editores, 2009.
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Guia de normas de referenciação:
Gibaldi, Joseph. MLA Handbook for Writers of Research Papers. 7th ed. New York: The Modern Language Association of America, 2009. [disponível online]
E-learning
A avaliação assume o regime de avaliação contínua. Os estudantes que não possam seguir esta modalidade de avaliação podem optar pela realização de um Exame Final.
A avaliação contínua é constituída pela produção de 2 trabalhos ao longo do semestre, denominados e-fólios (40%), submetidos na sala de aula virtual, e pela realização de um trabalho final denominado e-Fólio Global (60%), submetido na Plataforma WISEflow.
O Exame Final traduz-se numa única prova escrita no final do semestre, submetido na Plataforma WISEflow.
Os excertos das obras literárias e as obras iconográficas serão disponibilizadas na sala de aula virtual