Introdução aos Estudos Literários
Código: 51142
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: Estudos Literários
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

O conceito de Literatura e das principais características da obra literária na sua dimensão socio-cultural, histórica e estética, a memória literária, o cânone literário, os géneros literários, a evolução e a periodização literárias, constituem as principais vertentes do fenómeno literário que esta disciplina aborda.
Pretende-se igualmente fornecer um conjunto de reflexões sobre temas e conceitos nucleares, de modo a que o aluno adquira noções de análise e de interpretação da obra literária, sabendo enquadrar problemáticas consideradas como essenciais no domínio dos Estudos Literários.
Em suma, o estudante deverá adquirir as competências teóricas indispensáveis a uma iniciação ao conhecimento da Literatura.

  1. O Conceito de Literatura
  2. Cânone e Transgressão
  3. Os Géneros Literários
  4. A Evolução e a Periodização Literárias

 

1.O Conceito de Literatura e o Sistema Semiótico Literário:
Literatura e Literariedade
Memória literária
Cânone e transgressão.
2.Os Géneros  Literários:
Modos, géneros e subgéneros literários
3.A Evolução Literária e Os Períodos Literários:
Vanguarda e Tradição

A) Obras  de  leitura obrigatória:
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel, Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa, Universidade Aberta, 1990. (Capítulos 2,3 e 5).
REIS,  Carlos, O Conhecimento da Literatura.  Introdução aos Estudos Literários, Coimbra, Livraria Almedina, 1994 (Capítulos VII e VIII).
B) Obras de consulta:
AGUIAR E SILVA, Vítor Manuel de, Teoria da Literatura, Coimbra, Almedina, 1982.
MATOS, Maria Vitalina Leal de, Introdução aos Estudos Literários,Lisboa, editorial Verbo, 2001.
PAZ, Olegário e MONIZ, António, Dicionário Breve de Termos Literários, Lisboa, Editorial  Presença, 2004.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.