O programa de conteúdos desta unidade curricular procura reflectir sobre as seguintes questões: em que medida as manifestações artísticas pensam de forma crítica sobre a identidade alemã? E, numa perspectiva inversa, em que medida o fenómeno artístico no espaço alemão molda o que se apelida de "cultura alemã"?
Estas questões servem de mote para o que vamos estudar em História Cultural e Artística Alemã, privilegiando temáticas que são transversais a diversos períodos históricos, a várias geografias e territórios, a diferentes correntes estéticas e às artes que habitam o(s) espaço(s) falante(s) da língua alemã. A partir de alguns exemplos da música, da literatura e das artes plásticas, vamos seguir um roteiro que nos fale de alguns temas caros à arte e cultura alemãs.
Cultura - Civilização
Identidade - Fausto - Natureza
Guerra - Paz
Programa:
1. Caminhos e descaminhos da identidade cultural alemã
2. A paisagem
3. O homem
4. O(s) tempo(s)
A lista abaixo é uma pequena amostra da bibliografia existente em língua portuguesa, da qual escolheremos fontes primárias, textos críticos e monográficos sobre os temas do programa, a que se juntam recursos da Internet com informação cientificamente credível para complementar o estudo.
BARRENTO, João (1989), Literatura Alemã. Textos e Contextos (1700-1900). Lisboa, Presença (2 vols.).
BARRENTO (org.) (1983), Literatura e Sociedade Burguesa na Alemanha - Séculos XVIII e XIX. Introdução de Maria Antónia Amarante. Lisboa, Apaginastantas.
BARRENTO (org.) (1984), Fausto na literatura europeia. Lisboa, Apaginastantas.
BEUTIN, Wolfang (1993), História da Literatura Alemã, das origens à actualidade, vols. I e II, Cosmos/Apaginastantas.
CUNHA, Mafalda Ferin (2002), O que foi Reforma e Contra-Reforma, Lisboa: Quimera.
ELIAS, Norbert (1989) 0 Processo Civilizacional. Investigações sociogenéticas e psicogenéticas. Trad. de Lidia Campos Rodrigues. Lisboa, Pub. Dom Quixote 1989 (2 vols.)
GIL, Isabel Capeola (2007), Mitografias. Figurações de Antígona, Cassandra e Medeia no drama de expressão alemã do século XX. Lisboa: INCM (2 vols.).
HAZARD, Paul (1983), 0 Pensamento Europeu no século XVIII de Montesquieu a Lessing. Trad. Carlos G. Babo, Lisboa, Presença.
OPITZ, Alfred (Coord.) (1998), Sociedade e Cultura Alemãs. Lisboa, Universidade Aberta.
SCHEIDL, Ludwig et al. (1993), Dois Séculos de História Alemã (Politica, Sociedade e Cultura). Coimbra, Fac. Letras.
SESBOÜÉ, Bernard, "500 anos depois de Lutero: 1517-2017", Brotéria no 183 (2016) pp.125-136.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.