A unidade curricular, subintitulada “Arte e poesia do Romantismo às vanguardas do séc. XX”, propõe uma panorâmica da história cultural e artística francesa do Romantismo ao Surrealismo. Optando por uma metodologia comparatista, centrar-se-á na relação entre as artes plásticas e a poesia, através dos movimentos estéticos e orientações literárias mais marcantes do período que se estende do início do séc. XIX ao final do primeiro quartel do séc. XX. Assim, o estudo de poemas escolhidos de alguns autores românticos e das obras de Baudelaire e Apollinaire far-se-á em articulação com uma reflexão sobre os conceitos de rutura, modernidade e vanguarda a partir da produção teórica dos próprios autores.
Literatura Francesa
Poesia
Romantismo
Simbolismo
Surrealismo
Vanguarda
No final desta Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de:
- identificar os movimentos estéticos e seus momentos chave na cultura europeia e francesa da primeira metade do séc. XIX ao final do primeiro quartel do séc. XX
- entender o conceito de Vanguarda
- apreender o permanente diálogo da Literatura e da Arte com a História e a sociedade a partir das obras propostas
- analisar criticamente documentos literários, metaliterários e pictóricos, utilizando uma metodologia comparatista e uma terminologia adequada
ARTE E POESIA DO ROMANTISMO ÀS VANGUARDAS DO SÉC. XX
1. O Romantismo
1.1. Contexto histórico e princípios fundamentais
1.2. A poesia romântica, de Lamartine a Nerval
2. Baudelaire e o Simbolismo
2.1. Uma nova arte poética
2.2. Baudelaire e a reflexao sobre a Arte
3. Arte e Vanguarda: Apollinaire
3.1. O \"esprit nouveau\" de Apollinaire
3.2. Alcools (1913) e Calligrammes (1918): experimentação poética e poesia visual
Obras:
APOLLINAIRE, Guillaume − Alcools. Choix de poèmes. Paris: Larousse, 1970 (ou outra edição em \"Livre de Poche\")
BAUDELAIRE, Charles − Les Fleurs du Mal et autres poèmes. Paris: Flammarion, 1981 (ou outra edição em \"Livre de Poche\")
BAUDELAIRE, Charles − Ecrits sur l’art. Paris: Librairie Générale Française, 1999.
BAUDELAIRE, Charles − Le spleen de Paris : petits poèmes en prose. Paris: Librairie Générale Française, 2006
Traduções:
APOLLINAIRE, Guillaume − Mais Novembro do que Setembro. Trad. Maria Gariela Llansol, Lisboa, Assírio e Alvim (obra que compila os títulos Álcoois, Bestiário e Vitam Impendere Amori).
APOLLINAIRE, Guillaume – O século das nuvens. Versões de Jorge Sousa Braga. Lisboa: Assírio e Alvim, 2007.
BAUDELAIRE, Charles − As Flores do Mal − Trad. João Moita. Prefácio de Paul Valéry. Lisboa: Relógio d’Água, 2020. (edição bilingue)
Poetas franceses do século XIX. Org. e trad. José Lino Grünewald. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1991. (edição bilingue)
Estudos:
COMPAGNON, Antoine − Les cinq paradoxes de la modernité. Paris: Seuil, 1990.
MONTEIRO, Ofélia ; OLIVEIRA, Cristina Cordeiro − Literatura Francesa Moderna e Contemporânea. Lisboa: Universidade Aberta, 1991 (capítulos disponibilizados na UC)
Outros recursos a serem indicados e disponibilizados no decurso do semestre.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.