A presente unidade curricular tem como objetivo apresentar e explorar os Estudos Culturais desde a sua fundação em Birmingham nos anos 60 até à contemporaneidade, como mais do que uma disciplina: um conjunto de pressupostos teóricos que são utilizados para compreender a cultura através das influências sociais, políticas e económicas. Os Estudos Culturais no seu contexto inter- e pós-disciplinar estudam temas relacionados com a formação da sociedade, a identidade, a representação, o género, a raça, as classes, a globalização, os media e as relações de poder. O ponto de partida e a base dos Estudos Culturais é o conceito da cultura, enquanto produto que ganha significado pela partilha dentro de um determinado grupo social e identitário. O estudo, aprofundamento e debate sobre diferentes ramos do pensamento ao longo das décadas fornecerão as bases fundamentais para a interpretação da cultura como produto e processo sujeito a transformações.
Cultura
Stuart Hall
Representação
Identidade
Língua
Significados
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
Barker, Chris. Cultural Studies: Theory and Practice. Sage, 2012.
Hall, Stuart. Cultural Studies: a Theoretical History. edited Jennifer Daryl Slack and Lawrence Grossberg. Duke University Press, 2016.
Hall, Stuart, Hobson, Dorothy, Lowe Andrew and Willis, Paul, editores. Culture, Media, Language. Routledge, 1996.
Hall, Stuart, Evans, Jessica and Nixon, Sean, editores. Representation, Second Edition. The Open University, 2013 [1997].
Pires, Maria Laura Bettencourt. Teorias da Cultura. Lisboa: Universidade Católica Editora, 2004.
A unidade curricular segue um regime de e-learning onde toda o processo de ensino-aprendizagem é realizado na sala de aula virtual, com a disponibilização de matéria através de textos e multimédia, espaços para debate e partilha de reflexões e recursos interativos
Avaliação contínua com prova final, a definir pela docente.