Numa primeira fase esta unidade curricular oferece uma visão panorâmica da história literária de expressão alemã, possibilitando a aquisição de conhecimentos genéricos (terminologia, definições, conceitos e épocas). A segunda fase concentra-se na análise mais aprofundada de temas, motivos e obras paradigmáticas em determinadas épocas ou movimentos literários, como por exemplo, no (Pre-)Romantismo e no Vormärz (período na História da Alemanha que se refere aos anos que antecederam as Revoluções de Março nos estados alemães da Confederação Alemã em 1848).
Literatura Alemã
Sentimentalismo
Romantismo
Naturalismo
A Unidade Curricular Literatura Alemã I pretende evidenciar aspetos da história literária de expressão alemã no seu contexto sociopolítico, tal como as características idearias e formais de vários movimentos e épocas. Baseia-se na análise de géneros e motivos em obras originais e paradigmáticas. Textos de crítica literária e debates online possibilitarão ao estudante o enquadramento estético e histórico. Esta unidade curricular propõe um debate contextualizado de uma seleção de textos emblemáticos da geração pré-romântica (Sturm und Drang, Empfindsamkeit), do Romantismo Alemão e do Vormärz. O estudo de obras literárias de todos os géneros que surgiram nestes movimentos e épocas inclui autores como Goethe, Chamisso, Hoffmann e Büchner.
Goethe, Johann W. von, Die Leiden des jungen Werthers, 1774 (Os sofrimentos do jovem Werther, trad. em pdf.). Em alemão: http://gutenberg.spiegel.de/.
Chamisso, Adelbert von, Peter Schlemihls wundersame Geschichte, 1814 (A História Fabulosa de Peter Schlemihl, tradução e ensaio de João Barrento), Assírio & Alvim 2005 (ISBN: 9723709929). (Em alemão: http://gutenberg.spiegel.de/).
Hoffmann, E. T. A., "Die Geschichte vom verlornen Spiegelbilde", 1815 ("O Reflexo Perdido" em pdf). Em alemão: http://gutenberg.spiegel.de/.
Büchner, Georg, Woyzeck 1879 (trad. J. Barrento, Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2010). Em alemão: http://gutenberg.spiegel.de/.
Barrento, João (2018). Goethe: o eterno amador. Lisboa: Bertrand Editora. ISBN: 9789722535519
Costa, Fernanda Gil (1998). Literatura Alemã I. Lisboa: Universidade Aberta.
Ribeiro, António Sousa (1999). Literatura Alemã II. Lisboa: Universidade Aberta.
Beutin, Wolfgang et al. (1993). História da Literatura Alemã, das origens à actualidade. Vols. I e II, Lisboa: Cosmos/apaginastantas.
Bibliografia Complementar:
Barrento, João (trad. e org.) (1989). Literatura Alemã. Textos e Contextos (1700-1900). 2 vols. Lisboa: Presença.
- (org.) (1991). Goethe: Vida. Obra. Época Goethe em Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
Bär, Gerald (2016). "Ossian by Werther; or, the 'respect for this author'". Journal for Eighteenth-Century Studies. Vol. 39, Issue 2, pp. 223–234.
- (2015). “Case Studies of Literary Multilingualism. Expressing Alterity in a Self-Referential Recourse to the Motif of the Double”. In Paradoxes du plurilinguisme littéraire 1900: réflexions théoriques et études de cas, Benert, Britta (ed.), Bruxelles: Peter Lang, coll. «Nouvelle poétique comparatiste», pp. 171-193.
Barnstone, Deborah Ascher (org.) (2016). The Doppelgänger. Volume 3 of German Visual Culture. Oxford, Bern, Berlin, etc.: Peter Lang.
Moraes, Aline de Jesus (2005) ‘“Kultur” versus “Zivilisation”: Distinção Social e Desconforto Burguês em Werther”. Revista Espaço Acadêmico, nº 49, junho de 2005, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (FEUDUC) (http://www.espacoacademico.com.br/049/49cmoraes.htm).
Parmentier, Sabine (2005). “Adelbert von Chamisso e o Narcicismo Primário”. Ágora (Rio de Janeiro), vol. 8, nº 2, 207-235.
Redondo, Tercio (2011). “Tempo e Trabalho em Woyzeck de Büchner”. Literatura e Sociedade. Vol. 16, nº 15, pp. 56-67.
Outros Recursos:
Durante o semestre serão fornecidos ainda outros materiais e bibliografia específica, assim como imagens e filmes disponíveis na internet.
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Pré-requisitos: bons conhecimentos em línguainglesa (leitura).