Esta unidade curricular propõe uma leitura aprofundada de textos da Literatura Brasileira, do século XIX à contemporaneidade, com foco na relação entre espaço, identidade e memória. Pretende-se traçar um percurso representativo da diversidade literária brasileira, valorizando obras em que a ficção opera como espaço de construção da memória, em diálogo com os contextos históricos, culturais e geográficos do País.
Ao longo do semestre, serão analisados textos que revisitam o passado e exploram as tensões entre o sujeito e os espaços familiar e social. Serão mobilizados instrumentos críticos e conceitos fundamentais para a interpretação de obras literárias, em articulação com estudos académicos e propostas interpretativas que permitam compreender as especificidades e transformações da Literatura Brasileira ao longo do tempo.
O corpus de textos selecionados inclui contos, excertos de romances e estudos teóricos, com especial atenção à leitura integral de duas obras centrais, de Machado de Assis e de Milton Hatoum, que permitirão explorar épocas, paisagens e Brasis diferentes, do século XIX à atualidade, do Rio de Janeiro a Manaus.
Literatura Brasileira
Espaço
Memória
Identidade
No final desta unidade curricular, espera-se que o(a) estudante desenvolva as seguintes competências, de caráter geral e específico:
A unidade curricular Literaturas de Língua Portuguesa propõe uma leitura crítica e contextualizada de textos da Literatura Brasileira, do século XIX à contemporaneidade, a partir dos eixos temáticos do espaço, da identidade e da memória. Serão analisadas obras representativas de diferentes períodos, e a abordagem proposta articula a análise textual com contributos da teoria e da crítica literária, incentivando uma leitura atenta às marcas históricas, culturais e estéticas dos textos.
O curso organiza-se em torno de três grandes temas, que estruturam o trabalho desenvolvido ao longo do semestre:
NOTA: Apresentam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e/ou de referência. Para cada um dos módulos do programa será indicada bibliografia específica no decorrer da lecionação da unidade curricular.
ASSIS, Machado de. 50 contos de Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Lisboa: Guerra e Paz, 2021.
ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BARRETO, Lima. Contos completos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 43. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
CALDWELL, Helen. O Otelo brasileiro de Machado de Assis: um estudo de Dom Casmurro. Trad. Fábio Fonseca de Melo. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Todavia, 2023.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001.
HATOUM, Milton. A cidade ilhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MATE, Alexandre; SCHWARCZ, Pedro Moritz (eds.). Antologia do teatro brasileiro: século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
E-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de dois trabalhos escritos em formato digital (e-fólios), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação intitulado e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando então uma prova de avaliação final (exame) com o peso de 100%.