A licenciatura visa proporcionar uma formação interdisciplinar sólida em torno da ideia, génese, formação e construção da Europa, na perspetiva de áreas como a história, a política, o direito, a economia, a sociologia, a cultura, a literatura e as artes: desafios que a Europa enfrenta atualmente. São objetivos do curso, desenvolver capacidades no domínio das línguas estrangeiras; promover a reflexão cultural e antropológica associada às questões da identidade; fomentar um espírito de tolerância e compreensão face à diversidade cultural e aos problemas da Europa e do mundo; e construir a base de uma cidadania informada e consciente.
Coordenador:
Vice-coordenador:
Modalidades de acesso ao Curso:
O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
LICENCIATURA EM ESTUDOS EUROPEUS - REGIME DE TRANSIÇÃO
1 - Para a transição para o novo plano de estudos e para efeitos no certificado do curso, serão tidos em conta os ECTS do atual plano de estudos correspondentes a todas as unidades curriculares concluídas até à época especial de 23/24.
2 - Para a conclusão da licenciatura é necessário realizar 120 ECTS no Maior e 60 ECTS no Minor.
3 - As unidades curriculares que alteram a designação e que, portanto, têm correspondência, são as seguintes:
Plano de estudos antigo | Novo plano de estudos
|
Estudos Europeus I | A Ideia da Europa (1º ano, 1º semestre)
|
Estudos Europeus II | Unidade, Identidade e Pluralidade na Europa (1º ano, 2º semestre)
|
Integração Europeia e Políticas Comunitárias | Integração e Políticas Europeias (3º ano, 1º semestre, do Minor em Economia, Direito e Sociedade) |
4 - @s estudantes que ainda não tenham realizado 120 ECTS do Maior, têm de escolher unidades curriculares obrigatórias do Maior para o concluírem. Se após a realização das unidades curriculares obrigatórias ainda não tiverem obtido os 120 ECTS, podem escolher unidades curriculares optativas do Maior. A mesma regra aplica-se para @s estudantes que ainda não tenham realizado 60 ECTS do Minor.
5. As unidades curriculares de Sociedade e Cultura (Alemãs, Espanholas, Francesas, Inglesas) são consideradas disciplinas obrigatórias do Maior (e do Minor em Arte, Literatura e Cultura). No 2º ano do Maior deve-se escolher obrigatoriamente, como parte do percurso de LEE, duas unidades curriculares de Sociedade e Cultura I (1º semestre) e uma unidade curricular de Sociedade e Cultura II (2º semestre). A opção que os estudantes têm é de escolher em qual das Sociedades e Culturas se inscrevem.
Maior em Estudos Europeus (120 ECTS)
Minor em Economia, Direito e Sociedade (60 ECTS)
Minor em Arte, Literatura e Cultura (60 ECTS)
O estudante escolhe apenas uma das Línguas Estrangeiras em oferta na Universidade Aberta, de acordo com o seu nível de conhecimento, devendo as precedências ser respeitadas.
Minor em Arte, Literatura e Cultura - Escolher 1 unidade curricular de entre as 4 em oferta no 1º semestre. É obrigatória a escolha de 1 unidade que ainda não tenha sido realizada no Maior. Escolher 1 unidade curricular opcional de entre as 4 em oferta no 2º semestre. É obrigatória a escolha de 1 unidade que ainda não tenha sido realizada no Maior.
Minor em Economia, Direito e Sociedade - Escolher 1 unidade curricular de entre as 3 opcionais em oferta no 1º semestre. Escolher 1 unidade curriculas de entre as 2 opcionais em oferta no 2º semestre.
Nota: Para estudantes já inscritos na licenciatura aplica-se o Regime de Transição que se encontra em Informações.