História do Cinema Europeu
Código: 31054
Departamento: DH
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Esta unidade curricular oferece uma visão histórica e analítica da actividade cinematográfica europeia que inclui as origens do cinema, o seu desenvolvimento histórico como fenómeno artístico, tecnológico e cultural, mencionando também as principais escolas, movimentos e estúdios que proporcionaram uma indústria de massas e a transformaram numa das maiores artes do século XX.

  1. Cinema romântico
  2. Cinema das margens
  3. Neo-realismo 
  4. Expressionismo

Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• capacidade de reflexão crítica sobre elementos estéticos da narrativa cinematográfica;
• capacidade de reflexão sobre o trabalho produzido pelas diversas escolas europeias de cinema que estiveram na origem de diferentes movimentos;
• capacidade de relacionar um filme com um contexto histórico e cultural;
• capacidade de elaborar um comentário sobre os textos estudados;
• capacidade de analisar um filme.

Tema 1: O Cinema Mudo

Tema 2: A Devastação da Guerra, a Nova Linguagem do Cinema e o Cinema do Pós-Guerra

Tema 3: A Nouvelle Vague, o Novo Cinema Alemão e o Cinema das Margens

Tema 4: O Cinema Português, O Cinema Espanhol Contemporâneoe novos desafios ao Cinema Europeu

 

Bibliografia Obrigatória:

Augusto, Mário (2021). Como se fosse um Romance: A mais curiosa história do cinema. Lisboa: Bertrand Editora.

Bär, Gerald (2022). Grosses Kino: o cinema mudo alemão em Portugal. Lisboa: Universidade Católica.

Cousins, Mark (2005). Biografia do Filme. Lisboa: Plátano Editora.

Ezra, Elizabeth (ed.). (2004). European Cinema. Oxford: Oxford University Press.

 

Bibliografia Complementar:

Ferreira, Carolin Overhoff (2007). O cinema português através dos seus Filmes. Campo das Letras.
Forbes, Jill e Sarah Street (eds.) (2000). European Cinema: An Introduction. Palgrave.

Galt, Rosalind (1995). The New European Cinema. Columbia University Press.

Gergely, Gábor e Hayward, Susan (2022). The Routledge Companion to European Cinema. Routledge.

Azevedo, Manuel de (1957). O Cinema Italiano: Do Após-Guerra e o Neo-Realismo. Contraponto.
Costa, Alves (1978). Breve História do Cinema Português (1896-1962). Livraria Bertrand.

CE: European Treaty Series - No. 147 (European Convention on Cinematographic Co-production).

 

Outros Recursos:

Durante o semestre serão fornecidos ainda outros materiais e bibliografia específica, assim como imagens e filmes disponíveis na internet.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.