Integração e Políticas Europeias
Código: 61096
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: Economia
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

A unidade curricular pretende aprofundar o estudo da dimensão económica do processo de integração europeia, merecendo particular relevo a União Económica e Monetária e o financiamento das diferentes políticas da União Europeia. Recomendamos uma leitura atenta do livro "A (re)construção da Europa? A dinâmica da integração económica e política", indicado na bibliografia, assim como do Livro Branco sobre o Futuro da Europa, disponível na página da unidade curricular.

Mercado Único; Políticas Europeias; Coesão Económica, Social e Territorial; União Económica e Monetária.

• Capacidade para analisar a integração económica e as políticas da União Europeia a partir de uma perspetiva interdisciplinar.

• Saber interpretar as diferentes dimensões da União Económica e Monetária e as suas implicações no processo de integração europeia.

• Conseguir articular os diversos conceitos estudados numa argumentação clara e coerente.

• Problematizar questões relativas ao processo de integração europeia e aos desafios que atualmente enfrenta. 

 

O programa da unidade curricular divide-se em sete partes fundamentais, desenvolvidas no livro “A (re)construção da Europa? A dinâmica da integração económica e política”. As políticas europeias, o caminho percorrido até à União Económica e Monetária, e os desafios que se colocam ao processo de integração europeia, são alguns dos temas abordados pela unidade curricular.

Obrigatória

Azevedo, M. E. (2017). A (Re)Construção da Europa? A Dinâmica da Integração Económica e Política. Lisboa: Quid Juris.

 

Complementar

Baldwin, R., & Wyplosz, C. (2019). The Economics of European Integration. New York: McGraw Hill.

Camisão, I., & Brandão, A. P. (2020). O Estado da União Europeia – Da(s) Crise(s) à Mudança? Lisboa: Livraria Petrony.

O futuro da competitividade europeia – Relatório de Mario Draghi (2024):

https://commission.europa.eu/topics/eu-competitiveness/draghi-report_en?prefLang=pt

 

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-fólios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com uma ponderação de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo optar por um único momento presencial de avaliação, realizando então uma prova de avaliação final (exame), com um peso de 100%.