A Unidade Curricular \"Sociedade e Cultura Europeias\" pretende proporcionar uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre a construção cultural e social da Europa. Para tal, aborda as principais transformações históricas, desde as suas raízes culturais até aos desafios contemporâneos, passando por fenómenos com reconhecido impacto social e cultural, como os do Renascimento, Iluminismo, Revoluções e guerras, Colonialismo, migrações e integração europeia. A partir de uma perspetiva histórica, cultural e sociológica, os estudantes constroem o seu conhecimento sobre a diversidade, as tensões e as dinâmicas identitárias no contexto europeu.
Cultura europeia; identidade; sociedade europeia.
Com a conclusão, com sucesso, desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Identificar os principais conceitos de cultura europeia e as influências históricas na formação da identidade do continente.
2. Analisar o impacto do Humanismo, do Renascimento e do Iluminismo na transformação do pensamento e da cultura europeia.
3. Explicar as causas e as consequências das revoluções industriais e liberais, destacando o seu impacto na sociedade e na cultura europeias.
4. Distinguir os principais movimentos artísticos, culturais e nacionalistas entre o século XIX e o início do século XX e a sua relação com as identidades europeias.
5. Examinar as dinâmicas culturais resultantes da expansão colonial europeia e os efeitos da descolonização nas sociedades europeias.
6. Avaliar as consequências culturais e identitárias das Guerras Mundiais, com ênfase na reconstrução do pós-guerra e no início do projeto europeu.
7. Interpretar as transformações culturais e sociais associadas à construção de fronteiras, aos fluxos migratórios e aos processos de integração e exclusão na Europa.
8. Discutir o papel da União Europeia na construção de uma identidade europeia, considerando as suas políticas culturais e a promoção da diversidade.
9. Criticar as dinâmicas sociais e culturais contemporâneas da Europa a partir de perspetivas sociológicas, com foco na globalização, multiculturalismo e modernidade reflexiva.
Conteúdos:
1. Fundamentos culturais da Europa
2. Renascimento e iluminismo
3. A Europa das Revoluções
4. Cultura e sociedade na Europa Contemporânea
5. Colonialismo e descolonização
6. Guerras Mundiais e impacto cultural
7. Fronteiras e migrações na Europa
8. Cultura e identidade na União Europeia
9. Sociedade europeia numa perspetiva sociológica - síntese
Conteúdos detalhados:
1. Fundamentos culturais da Europa
a) Conceito de cultura europeia
b) influências históricas na identidade europeia
c) papel das religiões na formação cultural da Europa
2. Renascimento e iluminismo
a) O Iluminismo e as suas origens científicas: racionalismo, empirismo e impacto na cultura europeia.
b) O Humanismo e o Renascimento: impacto nas artes e no pensamento europeu.
3. A Europa das Revoluções
a) A revolução industrial
b) A revolução francesa e as revoluções liberais
4. Cultura e sociedade na Europa Contemporânea
a) Movimentos artísticos e culturais do século XIX e início do século XX.
b) Nacionalismos e identidades culturais.
5. Colonialismo e descolonização
a) Expansão colonial europeia e impacto cultural.
b) Resistência e movimentos de descolonização.
c) Reflexos do colonialismo nas sociedades europeias contemporâneas.
6. Guerras Mundiais e impacto cultural
a) Primeira e Segunda Guerra Mundiais: consequências na cultura e identidade europeias.
b) Reconstrução da Europa e o início do projeto europeu.
c) Movimentos culturais do pós-guerra.
7. Fronteiras e migrações na Europa
a) A construção de fronteiras na história europeia.
b) Migração intraeuropeia e imigração externa.
c) Impacto social e cultural das migrações.
8. Cultura e identidade na União Europeia
a) O impacto da criação da União Europeia na identidade dos europeus.
b) Políticas culturais da UE.
c) O papel da UE na promoção da diversidade cultural.
9. Sociedade europeia numa perspetiva sociológica - síntese
a) Estrutura social e mudança na Europa.
b) Globalização e modernidade reflexiva em Giddens.
c) Individualismo, multiculturalismo e desafios sociais.
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Said, Edward W. \"Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente\". São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Ensino a distância assíncrono, e-learning, com disponibilização de leituras orientadas, pequenos exercícios, comentários em fóruns e um momento síncrono de partilha e esclarecimento de dúvidas.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 elementos de avaliação ao longo do semestre (e-fólios parciais): o primeiro será um teste de escolha múltipla (25%), o segundo consistirá na submissão de um pequeno vídeo de apresentação oral sobre uma das temáticas lecionadas (25%); e de um momento final de avaliação, o e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre (50%). Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.