História da Idade Contemporânea
Código: 31033
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Trata-se de uma abordagem geral e sucinta da história do mundo dos séculos XIX e XX, com especial ênfase na Europa e nas suas relações com os outros continentes. A primeira parte centra-se nas origens, nas características e no impacte das revoluções na Europa e no continente americano, na transição do século XVIII para o XIX. A segunda aborda as principais mudanças políticas e sociais oitocentistas. A terceira analisa o século XX, desde 1914 ao fim da Guerra Fria. Uma quarta parte é uma introdução ao período do pós-guerra fria e primeiro quartel do século XXI.  O estudante deve ficar com uma visão global das grandes transformações do mundo contemporâneo e com uma aproximação aos problemas das relações internacionais.

O mundo contemporâneo;
As revoluções;
As guerras;
A globalização.

• Explicar os factos essenciais e os grandes processos de mudança dos séculos XIX e XX;
• Utilizar, de forma adequada, conceitos e vocabulário histórico;
• Reflectir, de modo crítico e fundamentado, sobre documentos históricos selecionados;
• Relacionar o presente com o passado recente, para melhor perceber os problemas do mundo atual.

Tema 1: A revolução francesa e o contexto revolucionário atlântico (1789-1815)

Tema 2: «O longo século XIX» (1815-1914)

Tema 3: «O curto século XX» (1914-1991)

Tema 4: Do final do século XX ao primeiro quartel do século XXI (1991-2025)

 

 

 

Bibliografia Obrigatória: 

R. RÉMOND - Introdução à História do Nosso Tempo, Do Antigo Regime aos Nossos Dias.  Lisboa: Gradiva, 1994, 460 pp.

HOBSBAWM, E. J. – A Era dos Extremos (1914-1991). Lisboa: Editorial Presença, 1996.

IAN KERSHAW, Continente Dividido. A Europa. 1950-2017. Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2018, p. 521-723.. 

 

Bibliografia Complementar: 

Tema 1:   

BAYCROFT, Timothy, O Nacionalismo na Europa. 1789-1945, Lisboa, Temas e Debates, 2000.

SOBOUL, Albert, A Revolução Francesa, 2 vols. Lisboa: Horizonte Universitário, 1979.

HOBSBAWM, E. J., A Era das Revoluções. Lisboa: Editorial Presença, 1978.

SCHAMA, Simon, Cidadãos. Uma Crónica da Revolução Francesa, Silveira, Book Builders, 2021.

 

Tema 2:    

BERNSTEIN, Serge, e MILZA, Pierre (Coord.) – História do Século XIX. Mem Martins, Publicações Europa-América, 1997.

BERNSTEIN, Serge, e MILZA, Pierre - História da Europa: do século XIX ao início do século XX. Lisboa: Plátano, 2007.

EVANS, Richard J - A Luta pelo Poder. Europa 1815-1914. Lisboa, Edições 70, 2018.

HOBSBAWM, E. J., A Era das Revoluções. Lisboa: Editorial Presença, 1978.

HOBSBAWM, E.J. A Era do Capital (1848-1875). Lisboa: Editorial Presença, 1979.

HOBSBAWM, E.J. A Era do Império (1875-1914). Lisboa: Editorial Presença, 1980.

PRIESTLAND, David, A Bandeira Vermelha. História do Comunismo. Lisboa: Texto, 2013.

 

Tema 3:   

BERMEO, Nancy – Getting Mad or Going Mad? Cidadãos, Escassez e o Colapso da Democracia na Europa de Entre Guerras. Penépole: Fazer e Desfazer História. Lisboa: Livraria-Arco-Íris, n.º 19-20 (1998), p. 11-42.

BERNSTEIN, Serge, e MILZA, Pierre - História da Europa: do século XIX ao início do século XX. Lisboa: Plátano, 2007.

BROWN, Archie, Ascensão e Queda do Comunismo, Alfragide, D. Quixote, 2010.

HOBSBAWM, E. J. – A Era dos Extremos (1914-1991). Lisboa: Editorial Presença, 1996.

JUDT, Tony - Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa: Edições 70, 2014.

KERSHAW, Ian – À Beira do Abismo. A Europa, 1914-1949. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2016.

MAZOWER, Mark – O Continente das Trevas. O Século XX na Europa. Lisboa: Edições 70, 2014.

OLIVEIRA - Pedro Aires, Os Despojos da Aliança: A Grã-Bretanha e a questão colonial portuguesa, 1945-1975. Lisboa, Tinta-da-China, 2007.

PIMENTA, Fernando Pimenta – Portugal e o Século XX: Estado Império e Descolonização (1890-1975), Porto: Afrontamento, 2010.

PINTO, António Costa - O Estado Novo de Salazar: Uma Terceira Via Autoritária na Era do Fascismo, Coimbra. Ed. 70, 2022.

PRIESTLAND, David, A Bandeira Vermelha. História do Comunismo. Lisboa: Texto, 2013.

ROBERTS, J.M. – História do Século XX. Lisboa: Presença, 2007 (II vol).

ROSAS, Fernando - Salazar e os Fascismos. Ensaio breve de História comparada. Lisboa: Tinta-da-China, 2019.

 

 Tema 4:

APPLEBAUM, Anne - Autocracia, INC. Os ditadores que querem governar o mundo. Lisboa. Bertrand Editora, 2024.

BERNSTEIN, Serge, e MILZA, Pierre - História da Europa: do século XIX ao início do século XX. Lisboa: Plátano, 2007.

BOURGON, François, Na Cabeça de Xi, Lisboa, Zigurate, 2022.

BROWN, Archie, Ascensão e Queda do Comunismo, Alfragide, D. Quixote, 2010.

JERÓNIMO, Miguel Bandeira; PINTO, António Costa, (Org.), Portugal e o Fim do Colonialismo. Dimensões Internacionais. Lisboa: Edições 70, 2014.

JUDT, Tony - Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa: Edições 70, 2014.

PRIESTLAND, David - A Bandeira Vermelha. História do Comunismo. Lisboa: Texto, 2013.

OLIVEIRA Pedro Aires e BORGES, João Vieira - Crepúsculo do Império. Portugal e as Guerras da Descolonização. Lisboa: Bertrand Editora, 2024.

ROSAS, Fernando - Direitas Velhas, Direitas Novas. Ensaio histórico sobre a extrema-direita no pós-Segunda Guerra Mundial. Lisboa, Tinta-da-China, 2024.

 

Outros Recursos: 

 

Enciclopédias:

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Lisboa-Rio de Janeiro, Editorial Enciclopédia Ltd. s.d., 40 vols + 15 de actualização; 

 Enciclopaedia Universalis, Paris, Enciclopaedia Universalis S.A., 1980 (1ªed. 1968-75), vols. 20

 

 

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.