História da Idade Contemporânea
Código: 31033
Departamento: DCSG
ECTS: 6
Área científica: História
Total de horas trabalho: 156
Total de horas de contacto: 15

Trata-se de uma abordagem geral e sucinta da história do mundo dos séculos XIX e XX, com especial ênfase na Europa e nas suas relações com os outros continentes. A primeira parte centra-se nas origens, nas características e no impacte das revoluções na Europa e no continente americano, na transição do século XVIII para o XIX. A segunda aborda as principais mudanças políticas e sociais oitocentistas. A terceira analisa o século XX, desde 1914 aos nossos dias. O estudante deve ficar com uma visão global das grandes transformações do mundo contemporâneo e com uma aproximação aos problemas das relações internacionais.

• O mundo contemporâneo;
• As revoluções;
• As guerras;
• A globalização.

• Explicar os factos essenciais e os grandes processos de mudança dos séculos XIX e XX;
• Utilizar, de forma adequada, conceitos e vocabulário histórico;
• Reflectir, de modo crítico e fundamentado, sobre documentos históricos selecionados;
• Relacionar o presente com o passado recente, para melhor perceber os problemas do mundo atual.

1. A época das revoluções na Europa e no continente americano
2. O longo século XIX (1815-1914)
3. De 1914 ao final do século XX

História do Século XIX ( Coord. de BERSTEIN, Serge e MILZA, Pierre,  Mem Martins, Publicações Europa - América, 1997.
 
HOBSBAWM, Eric -  A Era dos Extremos, História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Presença, 1996.
 
RÉMOND, Renè - Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias, Lisboa, Gradiva, 1994.
 
ROBERTS, J.M  -  História do Século XX, 2 vols. , Lisboa, Presença, 2007.

E-learning.

O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.

Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.