A Unidade Curricular de Introdução aos Estudos Europeus oferece uma visão abrangente e interdisciplinar da Europa, permitindo aos estudantes um contacto exploratório sobre a sua história, geografia, cultura, economia e política. Os alunos estudarão as origens da civilização europeia, principais eventos históricos, diversidade geográfica e impacto cultural. A disciplina abordará grandes autores literários, correntes filosóficas, religiões influentes e o desenvolvimento político e económico do continente. Além disso, serão analisadas as instituições da União Europeia, as suas políticas económicas e de segurança, bem como as relações externas. Esta UC procura proporcionar uma compreensão introdutória, abrangente e crítica da Europa e seu papel no mundo, preparando os estudantes para as demais disciplinas da sua Licenciatura.
Cultura europeia; Europa; sociedade europeia; União Europeia
Com a conclusão, com sucesso, desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ter alcançado os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. 1. Descrever as origens e o desenvolvimento da civilização europeia.
1 - Introdução aos Estudos sobre a Europa
2 - Os estudos europeus humanísticos e culturais
3- Os estudos europeus políticos
4- Os estudos europeus económicos
Conteúdos detalhados:
1. Introdução aos Estudos sobre a Europa
1.1. A ideia da Europa
1.2. Geografia da Europa
2. Os Estudos Europeus Humanísticos e Culturais
2.1. Literatura Europeia
2.2. Filosofia e Pensamento Europeu
2.3. Religião e Espiritualidade
3. Os Estudos Europeus Políticos
3.1. História Política da Europa
3.2. Pensamento Político Europeu
3.3. União Europeia e Governança Supranacional
3.4. Relações Externas e Política de Segurança
4. Os Estudos Europeus Económicos
4.1. História Económica da Europa
4.2. Integração Económica Europeia
Berstein, Serge; Milza, Pierre. (2007) História da Europa. Do séc. XIX ao início do séc. XXI. Lisboa: Plátano.
Graça Moura, Vasco (2013) A Identidade Cultural Europeia. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Neutel, Fernanda (2019) A Construção da União Europeia. Lisboa: Edições Sílabo.
Ribeiro, Maria Manuela Tavares (2010) Imaginar a Europa. Coimbra: Almedina.
Steiner, George (2017) A Ideia de Europa. Lisboa: Relógio D’Agua.
Tavares, José (2019) A Europa não é um país estrangeiro. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Ensino a distância assíncrono, e-learning, com disponibilização de leituras orientadas, pequenos exercícios, comentários em fóruns e um momento síncrono de partilha e esclarecimento de dúvidas.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 elementos de avaliação ao longo do semestre (e-fólios parciais): o primeiro será um teste de escolha múltipla (25%), o segundo consistirá na submissão de um pequeno vídeo de apresentação oral sobre uma das temáticas lecionadas (25%); e de um momento final de avaliação, o e-fólio Global, a ter lugar no final do semestre (50%). Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento de avaliação, realizando uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.