A Unidade Curricular em Economia do Desenvolvimento Sustentável aborda a interseção entre economia e sustentabilidade ambiental. Serão abordados aspetos mais tradicionais em economia como a microeconomia, num contexto introdutório. Mas haverá mais peso na UC para outras vertentes de economia mais próximas do ambiente e da sustentabilidade e a sua aplicação em contexto real. O programa enfatiza a integração entre teoria económica e prática ambiental, focando na sustentabilidade e na gestão eficiente de recursos naturais dentro de um contexto de planeta finito.
Economia sustentável, desenvolvimento, ambiente, sustentabilidade
O programa visa desenvolver competências em:
· Compreensão dos conceitos fundamentais de economia e a ligação ao desenvolvimento sustentável
· Análise do funcionamento dos mercados e suas falhas ambientais
· Aplicação de metodologias de análise económica ambiental e ecológica
· Gestão sustentável de recursos naturais
· Avaliação económica do ambiente
O programa estrutura-se nas seguintes áreas temáticas:
1. Introdução à economia e os problemas provocados no desenvolvimento sustentável
2. Princípios de microeconomia
3. Economia Ambiental aplicada no Controle de poluição e Gestão de recursos naturais renováveis e não renováveis
4. Economia Ecológica e sustentabilidade
5. Economia Circular e produção sustentável
6. Métodos de avaliação económica de recursos ambientais
Bibliografia Obrigatória
· Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.
Bibliografia Recomendada
· AEA (2018) The circular economy and the bioeconomy Partners in sustainability. Agência Europeia do Ambiente. EEA Report nº 8. ISBN 978-92-9213-974-2.
· Chaves, C., Pinto, L. C., Valente, M. (2023). Economia do Ambiente: Conceitos e Desenvolvimentos, Almedina.
· Common, M., Stagl, S., (2005). Ecological Economics, an introduction. Cambridge University Press.
· CULTIVAR Cadernos de Análise e Prospetiva Nº 15 (Bioeconomia). Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). ISBN 2183-5624.
· Diakosavvas, D. and C. Frezal (2019). Bio-economy and the sustainability of the agriculture and food system: Opportunities and policy challenges. OECD Food, Agriculture and Fisheries Papers, No. 136, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/d0ad045d-en.
· Field, B., Field, M., (2008). Environmental Economics: an introduction, fourth edition, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York.
· Jackson, Tim (2019) Prosperidade sem crescimento, Lisboa, Tinta da China (cap 1 e 2)
· Katz-Rosene, R. and Paterson, M. (2018). Thinking Ecologically about the Global Political Economy. Routledge, Taylor and Francis Group. London and New York. ISBN: 978-1-315-67783-5
· Spash, C.L. (2017). Routledge Handbook of Ecological Economics: nature and society. Routledge. ISBN: 978-1-315-67974-7
· Thauan Santos, Luan Santos; colaboradores Alessandra Magrini...[et al.] (2018). Economia do meio ambiente e da energia: fundamentos teóricos e aplicações. - 1. ed. - Rio de Janeiro: LTC, ISBN 978-85-216-3566-6.
· Tietenberg, T. and Lewis, L. (2015). Environmental and Natural Resource Economics, Tenth Edition. Boston: Pearson Education, Inc., USA.
e-learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação (e-fólio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.