Vídeo

Vídeo de apresentação

Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

A licenciatura visa proporcionar uma formação transdisciplinar sólida em torno da ideia, génese, formação e construção da Europa, na perspetiva de áreas como a história, a política, o direito, a economia, a sociologia, a cultura, a literatura e as artes: desafios que a Europa enfrenta atualmente. São objetivos do curso, desenvolver capacidades no domínio das línguas estrangeiras; promover a reflexão cultural e antropológica associada às questões da identidade; fomentar um espírito de tolerância e compreensão face à diversidade cultural e aos problemas da Europa e do mundo; e construir a base de uma cidadania informada e consciente.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Acreditação

Guião de auto-avaliação

Estrutura Curricular:

Maior em Estudos Europeus (120 ECTS)
Minor em Economia, Direito e Sociologia (60 ECTS)
Minor em Arte, Literatura e Cultura (60 ECTS)

O estudante escolhe apenas uma das Línguas Estrangeiras em oferta na Universidade Aberta, de acordo com o seu nível de conhecimento, devendo as precedências ser respeitadas.

  • No 1º ano, 1º semestre, escolher 1 unidade curricular de Língua de entre as 4 em oferta, consoante o nível de conhecimento.
  • No 1º ano, 2º semestre, selecionar 1 unidade curricular de Língua de acordo com a escolha feita no 1º ano/1º semestre.
  • No 2º ano, 1º semestre, escolher 2 unidades curriculares de Sociedade e Cultura (Alemãs, Francesas, Inglesas, Espanholas) de entre as 4 em oferta.
  • No 2º ano, 2º semestre, selecionar 1 unidade curricular de Sociedade e Cultura (Alemãs, Francesas, Inglesas, Espanholas) de entre as 4 em oferta, de acordo com a escolha feita no 2º ano/1º semestre.
  • No 2º ano, 2º semestre, selecionar 1 unidade curricular de entre as 2 em oferta (nota: a unidade curricular A Tradução na Europa não está em oferta no ano letivo 2022-2023).

Minor em Arte, Literatura e Cultura - Escolher 1 unidade curricular de entre as 4 em oferta no 1º semestre. É obrigatória a escolha de 1 unidade que ainda não tenha sido realizada no Maior. Escolher 1 unidade curricular opcional de entre as 4 em oferta no 2º semestre. É obrigatória a escolha de 1 unidade que ainda não tenha sido realizada no Maior.

Minor em Economia, Direito e Sociologia - Escolher 1 unidade curricular de entre as 3 opcionais em oferta no 1º semestre. Escolher 2 unidades curriculares de entre as 3 opcionais em oferta no 2º semestre.