A licenciatura destina-se a todos os interessados em adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos em História, como forma de compreender o presente e preparar o futuro. Se gosta de História, a Universidade Aberta oferece-lhe a oportunidade de fazer um curso que o qualifica para a sua vida profissional e lhe abre novas perspetivas de conhecimento, onde quer que esteja e ao seu ritmo. O curso dirige-se a profissionais ligados aos recursos humanos, à administração pública central, regional e local; agentes e animadores culturais; técnicos de turismo cultural; profissionais envolvidos na conservação e restauro do património; técnicos de museus, públicos e privados; outros profissionais ligados aos serviços de estrangeiros, à educação, à diplomacia, às relações internacionais, ao jornalismo, aos meios de comunicação social e ao voluntariado social.
Coordenador:
Vice-coordenador:
Adelaide Maria Pacheco Lopes Pereira Millán da Costa
Daniel Jorge Seixas de Melo
Modalidades de acesso ao Curso:
O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
INFORMAÇÃO
Tendo em consideração o parecer da Comissão de Avaliação Externa recomendando a substituição das unidades curriculares opcionais do Maior da Licenciatura em História de línguas estrangeiras por outras da área científica de História (de acordo com decisão do CA - ACEF/1819/0213462 de 1-7-2021), aceite pela secção de História do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, foi decidido proceder-se às seguintes alterações no Plano de Estudos da Licenciatura em História, já constantes no novo Plano de Estudos publicado no Despacho (extrato) n.º 2048/2023, do DR, 2ª série, nº 30 de 10-2-.2023:
1. Eliminação do Plano de Estudos do Maior de História de todas as unidades curriculares de informática e de línguas estrangeiras, sendo substituídas por unidades opcionais da área científica de História, a saber: Arte Egípcia; História Digital, História e Património Militar; História dos Portugueses nos Espaços Extra-Europeus (séculos XVII e XIX), Tópicos de História Ambiental, Paleografia e Diplomática e História da Construção Europeia.
2. Introdução no Minor de Artes e Património da opção de Psicologia da Arte.(31104)
3. Supressão dos Minores de História de Portugal, Presença Portuguesa no Mundo e Língua, Literatura e Cultura Portuguesas.
Em ordem a implementar esta mudança, deliberou-se ainda:
1- Não admitir novas inscrições em nenhum dos níveis anteriormente oferecidos (I, II, III e IV) em nenhuma das unidades curriculares de línguas estrangeiras na Licenciatura em História, a partir do próximo ano letivo de 2023-2024.
2 - Os estudantes que se tenham inscrito, em anos letivos anteriores, em unidades curriculares de línguas estrangeiras têm a possibilidade de:
a) pretendendo continuar a sua formação na área das línguas estrangeiras, fazerem-no impreterivelmente até ao final do ano letivo de 2023-2024;
b) pretendendo suspender a sua formação na área das línguas estrangeiras, no ano letivo de 2023-2024, inscreverem-se em unidades curriculares opcionais de História, de acordo com o número de unidades curriculares em falta na componente opcional.
As unidades curriculares opcionais de línguas estrangeiras, realizadas até ao ano letivo 2023-2024, são contabilizadas para a conclusão da Licenciatura e emissão do respetivo Diploma.
A Licenciatura em História da Universidade Aberta, 1.º ciclo de estudos, assenta numa estrutura curricular de maior e minor, num total de 180 ECTS. O maior totaliza 120 ECTS e o minor 60 ECTS. As Unidades Curriculares que contêm * são opcionais.
Os minores são os seguintes:
O Regime de Transição encontra-se na informação.