A análise dos vários pontos programáticos estabelecidos permitirá caracterizar aprofundadamente cada uma das produções artísticas egípcias bem como os seus elementos estruturantes. Ao mesmo tempo procurar-se-á articular e relacionar essas características com as condições naturais, políticas, sociais, económicas, culturais e mentais da civilização egípcia.
O estudo das várias manifestações artísticas egípcias contempladas no programa possibilitará o enquadramento da produção artística egípcia como uma fase do «caminhar artístico e mental da Humanidade».
Arte, Cultura, Património
· Sistematização dos conhecimentos científicos relativos à arte do Egipto Antigo;
· Caracterização das principais produções artísticas do antigo Egipto;
· Capacidade de articular e relacionar as manifestações e as produções artísticas egípcias com as características naturais, políticas, sociais, económicas, culturais e mentais da civilização egípcia;
· Capacidade de enquadrar a produção artística egípcia como uma fase do «caminhar artístico e mental da Humanidade».
I. Elementos estruturantes da arte egípcia
II. A arquitectura
III. A escultura
IV. A pintura
V. A cerâmica
VI. A joalharia
VII. O mobiliário
SALES, J. das C. (2007c). A pintura egípcia – entre convenções de representação e princípios de expressão gráfica: uma arte intelectual. Arte Pré-Clássica. Colóquio comemorativo dos Vinte Anos do Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa: Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 175-195;
______ (2013). Viver na Cidade. Hapi, (1), pp. 57-85;
______ (2014). A Concepção Antropológica Egípcia: Da Vida no Aquém à Existência no Além. Gaudium Sciendi, (6), pp. 131-164;
______ (2014). As colunas egípcias. Hapi, (2), pp. 107-131;
______ (2015b). Corpo e tempo – as imagens idealizadas da arte egípcia. digitAR – Revista Digital de Arqueologia, Arquitectura e Artes, (2), pp. 168-185;
______ (2015c). O mobiliário egípcio: a tecnologia da madeira. Hapi, (3), pp. 91-113;
______(2015e). Fortaleza de Buhen. Um Ponto Estratégico para o Egipto do Império Médio. Gaudium Sciendi, (8), pp. 73-97.
E-Learning
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação e-fólio Global (e-fólioG), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.