Nesta U.C aplicam-se as capacitações adquiridas no Seminário I para elaborar uma pequena monografia. Os estudantes irão ter um primeiro contacto com as técnicas de investigação em História através da pesquisa, selecção e análise de fontes primárias ou secundárias. O âmbito cronológico e espacial deste pequeno ensaio é deixado à escolha do estudante. O estudante deve estabelecer a maior interação possível com a docente e com os seus colegas.
História Municipal
Evolução
Pequena monografia
• Capacidade de pesquisa, selecção e análise de fontes primárias ou secundárias;
• Capacidade de aplicação da metodologia elementar para a elaboração de um estudo historiográfico;
• Capacidade de estabelecimento de uma cronologia realista para a elaboração do trabalho;
• Capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos abordados ao longo do trabalho.
1. Pesquisa
1.1 Escolha do município português a estudar;
1.2 Procura, recolha e análise crítica de fontes históricas, cartográficas e bibliografia alusivas à história do município escolhido para a realização do trabalho;
1.3 Apresentação e discussão dos resultados obtidos.
2. Elaboração do Trabalho Prático
2.1 Apresentação por parte da docente de um guião de trabalho;
2.2 Elaboração feita pelo estudante do esquema de trabalho que pretende realizar;
2.3 Desenvolvimento e apresentação do trabalho final.
Fontes históricas, cartográficas, literárias (ou outras), a indicar consoante a opção de estudo do Estudante.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua com a realização de 2 E-Fólios, o E-Fólio A = Projeto de Investigação, a realizar até finais de março = 2 valores (máximo 4 páginas); o E-Fólio B = Relatório de Investigação, a realizar até finais de maio = 6 valores (máximo 15 páginas, não contando com referências finais e anexos); E-fólio G = Apresentação do trabalho via zoom, a realizar ao longo de uma semana entre 21 e 30 de Junho entre as 18 e as 20 horas e no Sábado 24 de Junho durante todo o dia = 12 valores • Exceção: estudantes reclusos e outros que comprovadamente não tenham condições de fazer o e-fólio G por oral, fazendo-o por escrito.
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.