Esta unidade curricular tem por objetivo o estudo do fenómeno religioso sob a perspectiva da antropologia. O caráter pré-histórico da religião confunde-se com o surgimento da própria cultura, sendo considerada, portanto, um elemento essencial na vida comunitária da maioria das sociedades conhecidas, constituindo assim um dos debates fundadores da antropologia.
A antropologia das religiões se propõe a interpretar e analisar o fenómeno religioso em toda a sua diversidade cultural, incluindo rituais, hierofanias, conceções sobre o sagrado e o profano, relações com o poder político e demais instituições sociais, bem como sua dimensão experiencial e subjetiva. A antropologia desempenha um papel crucial na compreensão dos contextos sociais que envolvem a dimensão religiosa, desde os regimes de laicidade das sociedades contemporâneas às novas formas de viver a religiosidade. Esta disciplina se propõe a fornecer elementos para uma perspectiva curiosa, crítica, e sobretudo humana, no que diz respeito às diversas questões e debates que envolvam as religiões e a dimensão religiosa, enquanto cosmogonia e enquanto instituição.
1. Religião
2. Sagrado
3. Rito
No final desta unidade curricular o/a estudante deverá ser capaz de:
• Compreender a abordagem específica da antropologia relativamente ao fenómeno religioso.
• Reconhecer a diversidade de práticas religiosas e a sua função do ponto de vista social e cultural.
• Desenvolver capacidade de reflexão crítica relativamente a temas de relevância social e científica.
• Construir uma argumentação fundamentada, em diálogo com a contemporaneidade e com as referências teóricas específicas da antropologia.
1.Religião e Antropologia: culto(s) e cultura(s) em diálogo
- Definições de cultura e interpretações do fenómeno religioso
- Leituras sobre o sagrado e o profano
2. Objeto, campo de estudo e abordagens teóricas
- Perspectivas antropológicas e propostas de análise
- Religião, História e ordem social
3. Diversidade ritual e contextos etnográficos: debates e questões
- Rituais e práticas religiosas
- Saúde e Religião: cura e significado
4. Religião, poder e sociedade: entre a tradição e a modernidade
- Secularização e a reinvenção do religioso
- Movimentos sociais e a religião
Douglas, Mary,1991 Pureza e Perigo - ensaio sobre a noção de poluição e tabu, Lisboa, Edições 70.
Eliade, Mircea. 1999. O sagrado e o profano. A Essência das Religiões. Lisboa, Livros do Brasil.
Geertz, Clifford. 1978. “A religião como sistema cultural”, In A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Zahar.
Hervieu – Léger, Danielle. 2005. - O peregrino e o convertido. A religião em movimento, Lisboa, Gradiva.
Mbembe, Achille,2013. África Insubmissa – Cristianismo, poder e Estado na sociedade pós -colonial. Edições Pedago.
Obadia, Lionel. 2011. Antropologia das Religiões, Lisboa, Edições 70
Carmo, António, 2001, Antropologia das Religiões, Lisboa, Universidade Aberta.
- na sala de aula virtual será facultada bibliografia específica para cada tema.
E-learning.
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e um momento final de avaliação (p-folio / e-folio global), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar por um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.
Avaliação final constituída por exame presencial com o peso de 100%.