Doctor's Degree in Portuguese Studies
Vídeo

Presentation vídeo

Opening Order Course Regulation Course fee Teaching mode: Teaching Language: Portuguese

This PhD targets those who wish to develop advanced research in the scientific areas of History and Heritage Studies. Those with a background in Human and Social Sciences, or a curriculum and professional practice in areas such as History, Archaeology, Sociology, Anthropology, Heritage, Museology, among others, may apply to this program. As a study program aimed at advanced training in the field of history knowledge, it is structured into two specialist areas: Representations, Powers and Cultural Practices, and Advanced Heritage Studies.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditação

Guião de auto-avaliação

Curricular estructure:

A frequência do Curso de Doutoramento em Estudos Portugueses poderá ser efetuada a tempo integral ou a tempo parcial. Para o estudante com frequência a tempo integral, o presente ciclo de estudos tem uma duração máxima de três anos/seis semestres e equivale a um total de 180 ECTS (4680 horas de trabalho). Para o estudante com frequência a tempo parcial, a duração máxima do Doutoramento é de cinco anos/dez semestres.
No ato da candidatura, o estudante seleciona o regime pretendido, não sendo permitidas alterações posteriores.
O primeiro ano corresponde a uma componente curricular avançada que tem uma função propedêutica e visa a formação para uma investigação aprofundada na área científica de Estudos Portugueses, perfazendo um total de 60 ECTS (1560 horas de trabalho).
Ao longo destes dois semestres que compõem o 1º ano do Curso de Doutoramento, são oferecidas, em cada uma das três especialidade que compõem o curso, quatro unidades curriculares (duas obrigatórias e duas opcionais) que se destinam a desenvolver e consolidar uma formação científica especializada e aprofundada, correspondendo cada uma a 15 ECTS (390 horas de trabalho).
O segundo e terceiro anos, equivalentes aos restantes 4 semestres e perfazendo um total de 120 ECTS, centram-se na investigação, tendo como resultado final a apresentação e discussão, em provas públicas, da tese de doutoramento.
A conclusão da parte curricular do curso é condição necessária para a inscrição da tese de doutoramento.

O estudante poderá escolher de entre as unidades curriculares opcionais disponibilizadas nas outras duas especialidades do Curso, em alternativa às opcionais da sua especialidade.