Vídeo

Vídeo de apresentação

Despacho de Abertura Regulamentação Propinas Regime: Ensino a distância, online Língua de Ensino: Português

O curso de Doutoramento em Estudos Portugueses dirige-se a um vasto público, disperso no território nacional e no estrangeiro, nomeadamente a estudantes, docentes dos vários graus de ensino e investigadores na carreira académica, mas também a docentes não universitários e a profissionais de diversas áreas, como áreas de criação, promoção e divulgação cultural. Tem como principal objetivo preparar e qualificar os seus doutorandos no ramo científico de Estudos Portugueses, visando a realização de uma investigação autónoma e especializada (de âmbito mais alargado e aprofundado do que em ciclos de estudos anteriores) numa das quatro diferentes áreas de especialização oferecidas: Literatura Portuguesa, Literatura e Cultura Portuguesas, Linguística Portuguesa e Política de Língua.

O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Acreditacao

DEP-Guiao-Autoavaliacao-2022.pdf

Estrutura Curricular:

A frequência do curso de Doutoramento em Estudos Portugueses poderá ser efetuada a tempo integral (3 anos) ou a tempo parcial (5 anos). No ato da candidatura, o estudante seleciona o regime pretendido, embora possa vir a alterá-lo posteriormente.

No regime de tempo integral, ao longo dos dois semestres que compõem o 1.º ano do curso, o estudante deverá inscrever-se em duas unidades curriculares obrigatórias (1.º semestre) e em duas unidades curriculares opcionais (2.º semestre). Estas últimas poderão ser escolhidas entre as que pertencem à especialidade em que está inscrito ou entre as que pertencem a qualquer das outras três especialidades do curso. A conclusão com sucesso da parte curricular do curso (no final do 1.º ano) faculta a obtenção de um Diploma de Estudos Avançados.

No 1.º semestre do 2.º ano do curso, o estudante inscreve-se no Seminário de Orientação I e elabora um Projeto de tese, sob a supervisão do docente que escolheu como orientador. Tendo concluído com aproveitamento o Seminário de Orientação I, o estudante inscreve-se no Seminário de Orientação II, prosseguindo, no 2.º semestre do 2.º ano, a investigação prevista no Projeto.

Os Seminários de Orientação I e II concretizam-se em sessões de orientação científica, de debate sobre o trabalho e de aferição do respetivo progresso. A planificação dos trabalhos (síncronos e/ou assíncronos) é da responsabilidade do orientador e do doutorando.

Por fim, no 3.º ano e último ano do curso, o estudante inscreve-se no seminário anual Redação da tese. Deverá prosseguir com a investigação, visando concluir a tese de doutoramento. A apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão de natureza pública, especialmente convocada para o efeito. Aos estudantes aprovados no ato de defesa pública da tese de doutoramento é atribuído o grau de Doutor em Estudos Portugueses, titulado por uma carta doutoral e pelo respetivo certificado.