Fixando-se entre o último quartel do séc. XIX e a primeira metade do séc. XX, esta unidade curricular procura delimitar, explicitar e problematizar as diferentes acepções e matizes do que aqui se designa como Modernidade literária, conceito multisignificante, plurifacetado e determinante na estruturação do panorama intelectual, estético, cultural e literário português, tendo, todavia, em conta algumas das influências recebidas do contexto europeu.
Moderno; Modernidade; Modernismo; Geração literária
A unidade curricular visa promover no estudante as seguintes competências:
- Compreender de forma articulada as relações dinâmicas existentes entre os textos de índole teórica e programática e os textos literários e metaliterários que com eles se relacionam;
- Capacidade de interpretação e de reflexão crítica, no âmbito do elenco programático abordado, assim como o exercício de uma forma de expressão (oral e escrita) estruturada e fundamentada;
- Realização de uma investigação seletiva e coerente com vista à elaboração de trabalhos que conjuguem conhecimentos adquiridos, reflexão crítica e perspetivas originais.
A unidade curricular Literatura e Cultura Portuguesas propõe-se refletir de forma articulada sobre a produção crítica e literária de um corpus de autores selecionado entre o último quartel do séc. XIX e a primeira metade do séc. XX, que, de modo paradigmático, contribuíram para a construção da filosofia e valores constitutivos da Modernidade literária. Tratar-se-á de seguir o percurso de teorização estética dos diferentes autores em causa, bem como de acompanhar as práticas ficcionais que com esse itinerário dialogam, estabelecendo, ao mesmo tempo, relações de enquadramento histórico-literário e sócio-cultural com as relevantes ‘gerações’ que os próprios fundaram e as suas obras corporizam.
Calinescu, Matei. As cinco faces da Modernidade. Lisboa: Vega, 1999.
Compagnon, Antoine. Le Démon de la théorie – Littérature et sens commun. Paris: Seuil, 1998.
Guimarães, Fernando. Os Problemas da Modernidade. Lisboa: Presença, 1994.
Lisboa, Eugénio. O Segundo Modernismo em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Biblioteca Breve, 1984.
Lourenço, Eduardo. O Canto do Signo. Existência e Literatura. Lisboa: Presença, 1993.
Lourenço, Eduardo. O Labirinto da Saudade. Lisboa: Gradiva, 2005.
Lourenço, Eduardo. Tempo e Poesia. Lisboa: Relógio D’Água, 1987.
Monteiro, Adolfo Casais. A Palavra essencial - Estudos sobre a Poesia. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.
Monteiro, Adolfo Casais. O que foi e o que não foi o movimento da Presença. Lisboa: INCM, 1995.
Meschonnic, Henri. Modernité, Modernité. Paris: Gallimard, 1993.
Negreiros, José de Almada. Obras Completas, Vol. VI, Textos de Intervenção. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1993.
Piedade, Ana Nascimento. Eduardo Lourenço ou a revolução da exegese pessoana? In Relâmpago, Revista de Poesia, n.º 22, Abril de 2008, Ano XI, “Eduardo Lourenço leitor de poesia”, Dir. Gastão Cruz, pp. 73-84.
Piedade, Ana Nascimento. Em Diálogo com Eduardo Lourenço. Lisboa: Gradiva, 2015.
Piedade, Ana Nascimento. Fradiquismo e Modernidade no último Eça (1888-1900). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.
Piedade, Ana Nascimento. Outra Margem - Estudos de Literatura e Cultura Portuguesas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
E-learning
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
Para o estudo dos diversos temas, poderá ser indicada/disponibilizada bibliografia em inglês e em francês.