Ao desenhar um panorama geral da literatura e cultura portuguesas do século XIX, dividimos esta Unidade Curricular em três blocos principais. No primeiro bloco, pretendemos estabelecer uma imagem da nacionalização da literatura portuguesa (ou da literatura enquanto interpretação da nação) durante o período romântico, analisando sobretudo alguns tópicos essenciais da obra de Almeida Garrett. No segundo bloco, olhamos para a literatura portuguesa à luz dos desenvolvimentos socioculturais e tecnológicos que caraterizaram a Europa na segunda metade do século XIX. Uma vez que foi identificado, nomeadamente na Geração de 70, um distanciamento dramático entre a Europa e Portugal, estudamos algumas tentativas de uma certa “europeização” de Portugal nas obras de Eça de Queirós e de Antero de Quental. Uma abordagem da poesia de Cesário Verde e de Camilo Pessanha será o conteúdo central do terceiro bloco. Os dois poetas influenciaram profundamente vários escritores do início do século XX, e assim, devem ser considerados como os mais importantes antecessores do modernismo em Portugal. Em termos metodológicos, pretendemos uma contextualização histórica e cultural da literatura portuguesa do século XIX.
Portugal, Europa, Romantismo, Modernidade
A unidade curricular visa promover no estudante as seguintes competências:
- Compreensão articulada das relações dinâmicas existentes entre os textos de índole teórica e programática e os textos literários e metaliterários que com eles se relacionam;
- Capacidade de interpretação e de reflexão crítica, no âmbito do elenco programático abordado, assim como o exercício de uma forma de expressão (oral e escrita) estruturada e fundamentada;
- Realização de uma investigação seletiva e coerente com vista à elaboração de trabalhos que conjuguem conhecimentos adquiridos, reflexão crítica e perspetivas originais.
A unidade curricular Literatura e Cultura Portuguesas propõe-se refletir, de forma articulada, sobre a produção crítica e literária de um corpus selecionado de autores do século XIX, que, de modo paradigmático, contribuíram para a construção constitutiva de uma identidade nacional e/ou de uma modernidade literária e social. Tratar-se-á de seguir o percurso de teorização estética dos diferentes autores em causa, bem como de acompanhar as práticas ficcionais que com esse itinerário dialogam. Ao estudar o panorama intelectual, estético, cultural e literário português do seculo XIX, pretende-se uma contextualização histórico-literária e sociocultural de poetas e escritores cuja intenção principal foi uma conexão de Portugal com as transformações que caraterizaram a modernidade europeia desta época.
NOTA: Indicam-se aqui apenas algumas obras de referência. Para cada um dos temas do elenco programático será indicada e, sempre que possível, disponibilizada bibliografia específica no decorrer da lecionação da Unidade Curricular. Além disso, os estudantes têm a obrigação de fazer individualmente pesquisas bibliográficas.
Leitura de referência
- GARRETT, Almeida (1846), Viagens na minha terra, 2 vol., Lisboa: Typ. Gazeta dos Tribunais (disponível online na BNP).
- GARRETT, Almeida (1830), Portugal na balança da Europa, Londres: S. W. Sustenance (disponível online na BNP).
- PESSANHA, Camilo (2014), Clepsidra, Lisboa: INCM (disponível online na INCM).
- QUEIRÓS, Eça de (2022), O Crime do Padre Amaro, Lisboa: INCM.
- QUEIRÓS, Eça de (2009), Os Maias, Lisboa: Porto Editora.
- QUEIRÓS, Eça de (1896), “Um Génio Que Era um Santo” in: Antero de Quental. In Memoriam, Porto: Mathieu Lugan Editor.
- QUENTAL, Antero de (2001), Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos, Lisboa: Guimarães Editores.
- QUENTAL, Antero de (1875), Odes Modernas, Porto: E. Chardron (disponível online na BNP).
- VERDE, Cesário (2015), Cânticos do Realismo. O Livro de Cesário Verde, Lisboa: INCM.
Leitura de apoio (escolha)
- BUESCU, Helena C. (org.) (1997), Dicionário do Romantismo Literário Português, Lisboa: Caminho.
CUNHA, Carlos Manuel Ferreira (2002), A construção do discurso da história literária na literatura portuguesa do século XIX, Braga: Universidade do Minho (disponível no repositório da Universidade do Minho).
- FIGES, Orlando (2019), The Europeans: Three Lives and the Making of a Cosmopolitan Culture, London: Penguin Books.
- MÓNICA, Maria Filomena (2001), Eça de Queirós, Lisboa: Quetzal.
- PIRES, António Manuel Machado (2007), Luz e Sombras no Século XIX em Portugal, Lisboa: INCM.
- REIS, Carlos (1990), As Conferências do Casino, Lisboa: Publicações Alfa.
- SALMI, Hannu (2008), 19th Century Europe: A Cultural History, Cambridge: Polity Press.
E-learning
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
Para o estudo dos diversos temas, poderá ser indicada/disponibilizada bibliografia em inglês.