Os conteúdos lecionados distribuem-se por cinco módulos e orientam-se em função de objetivos essenciais transversais a todos os módulos: capacidade para realizar (autonomamente e com capacidade analítica) trabalho de pesquisa aprofundada, seriação de informação bibliográfica e sistematização de linhas de leitura sobre os Estudos Modernistas (com especial incidência para Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro) e sobre alguns dos principais poetas portugueses do século XX e início do século XXI (Mário Cesariny, E. M. de Mello e Castro, Herberto Hélder, Alexandre O'Neill, António Ramos Rosa, Ruy Belo, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Al Berto e Gastão Cruz). As capacidades para pesquisar, dissertar e problematizar os conhecimentos adquiridos são desenvolvidas ao longo do semestre (onde cada aluno interage e colabora com os restantes colegas em debates online). Cada aluno elabora diversos trabalhos científicos de crítica literária e um trabalho final de investigação de média dimensão.
Modernismo; Surrealismo; Experimentalismo; Fernando Pessoa; Poesia contemporânea.
No final da unidade curricular, o doutorando deverá estar apto a:
- compreender o contexto sociocultural e as tendências literárias que caracterizaram o final do século XIX e início do século XX;
- equacionar o processo de representação do sujeito pessoano;
- avaliar a discursividade ideológico-literária da revista Orpheu e as linhas temáticas dos poetas órficos;
- entender os princípios programáticos, a praxis e a recuperação dos órficos pelo grupo da Presença;
- avaliar as implicações estético-sociais dos textos (literários e manifestatário) futuristas e surrealistas;
- estruturar a evolução histórico-literária da poesia portuguesa e as relações de sutura/rutura entre as diversas manifestações literárias da segunda metade do século XX (poesia experimental, literatura colonial, poesia do final do século XX e início do século XXI);
- compreender o sentido do real e do subjetivo da poesia contemporânea;
ajuizar o legado de Fernando Pessoa.
AAVV - Um Século de Poesia (1888-1988) — A Phala (1988). Lisboa: Assírio e Alvim.
Castro, E. M. de Melo e (1987). As Vanguardas na Poesia Portuguesa do Século XX. 2ª ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
Coelho, J. P (2007). Diversidade e unidade em Fernando Pessoa. Lisboa: Verbo [reimp].
Lourenço, E. (2011). Fernando, Rei da nossa Baviera. Lisboa: Gradiva.
Reis, C. (2005). História Crítica da Literatura Portuguesa — Do Neo-Realismo ao Post-Modernismo. Lisboa: Verbo, Vol. IX.
Vila Maior, D. (2003). O Sujeito Modernista — Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro: Crise e Superação do Sujeito. Lisboa: Universidade Aberta.
Vila Maior, D. (2018). Sob o signo de Calíope. Sentidos Modernistas. Roma: Ed. Aracne.
Vila Maior, D. (2021). Il Modernismo Portoghese. Guida alla lettura con antologia selezionata. Roma: Ed. Aracne.
Vila Maior, D. (2021). Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea em Contexto Universitário de E-learning. Porto: Ed. Esgotadas.
Vila Maior, D. (2023). Fernando Pessoa: o Ser Verbal. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
NOTA: A bibliografia ativa sobre a qual é desenvolvido o seminário é indicada no início de cada atividade.
E-learning
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
Poder ser indicada e/ou distribuída bibliografia em língua inglesa, francesa, espanhola e italiana.