O seminário propõe um quadro teórico (os Estudos sobre o Imaginário) e a respetiva aplicação aprofundada num tema à escolha do/a estudante, no âmbito da Literatura Portuguesa Medieval. Esta escolha pode incidir sobre áreas diversificadas, como a poesia lírica, a narrativa de ficção ou textos “de Autoridade” (historiográficos, didáticos, moralizantes).
O/a doutorando/a é acompanhado/a na sua pesquisa, tanto ao nível das fontes primárias, como secundárias e ainda da respetiva fortuna em momentos pós-medievais.
O seminário encerra com a elaboração e discussão de um trabalho ilustrativo dos conhecimentos e capacidades adquiridos, desejavelmente, um estudo publicável.
Literatura Portuguesa Medieval; Fontes; Pesquisa aprofundada; Estudos sobre o Imaginário
Pretende-se que, no final do Seminário, o/a estudante tenha adquirido:
- noções aprofundadas e desenvolvido reflexão sobre problemáticas relacionadas com os Estudos Literários Medievais, na linha dos Estudos sobre o Imaginário;
- capacidade de pesquisa sobre obras e autores medievais em bibliotecas e sites especializados;
- capacidade de aplicação, seletiva e crítica, dos conhecimentos adquiridos;
- aptidão para propor hipóteses de análise bem sustentadas e, nessa sequência, para desenvolver trabalho de pesquisa original.
Tema I – Os Estudos sobre o Imaginário
Tema II – Textos Medievais: trabalho de pesquisa sobre as fontes
Tema III – A Idade Média Pós-medieval
Tema IV – Trabalho final de investigação
Bloch, R. Howard, Étymologie et généalogie, Paris: Seuil, 1989.
Carruthers, Mary, The Book of Memory: a Study of Memory in Medieval Culture, Cambridge: CUP, 2008.
Carruthers, Mary, Rhetoric Beyond Words: Delight and Persuasion in the Arts of the Middle Ages, Cambridge: CUP, 2010.
Dubois, Claude-Gilbert, Mythologies de l'Occident: les bases religieuses de la culture occidentale, Paris: Ellipses, 2007.
Dubois, Claude-Gilbert, Récits et mythes de fondation dans l'imaginaire culturel occidental, Bordeaux: PUB, 2009.
E-learning
O seminário é lecionado em e-learning, na plataforma da Universidade Aberta, podendo ser agendados, pontualmente, encontros síncronos via zoom.
A avaliação inclui a realização de trabalhos e a participação regular e pertinente nos diversos fóruns ao longo do semestre.
A avaliação contínua é complementada com a realização de um trabalho final no qual o/a estudante deve demonstrar o resultado das aprendizagens realizadas ao longo do semestre, tanto ao nível dos conteúdos, como ao nível teórico e metodológico.
Espera-se que os doutorandos tenham capacidade para ler bibliografia, não só em português, como também em inglês e/ou francês e/ou espanhol.