A presente UC visa proporcionar as condições para o desenvolvimento de conhecimentos, bem como para o processo reflexivo, tão necessário no nosso sistema de ensino e aprendizagem.
Na História do Teatro Português, destaca-se o ano de 1836 pelo facto de ser publicado um decreto que avalia o estado do nosso teatro, propondo-se, pela primeira e talvez única vez, medidas que contemplam as várias vertentes do fenómeno teatral. Este momento, pautado por preocupações culturais que refletem opções ideológicas e políticas, será o nosso contexto de partida para, num período que abarcará cerca de um século, nos debruçarmos sobre vários textos dramáticos. Através da leitura e análise desses textos, perceberemos como alguns autores recriaram o passado, interpretando o factual, ou aquilo que dele dispunham, segundo determinadas convicções ou finalidades, e como outros exteriorizaram, em produções escritas e espetaculares esteticamente diferenciadas, valores que ajudam a compreender e interpretar as mentalidades e práticas sociais das épocas em que viveram.
Teatro português; romantismo; teatro simbolista; estética naturalista.
Ao longo desta Unidade Curricular, o estudante deverá:
· conhecer o contexto histórico, social e cultural português do período em estudo (1836-1926), numa visão diacrónica dos principais momentos da história do teatro português;
· problematizar as relações entre a História e a Literatura, no que respeita especificamente ao drama histórico do período romântico;
· pesquisar, organizar e abordar criticamente os textos programáticos relativos à estética dramática e teatral do período em estudo;
· perspetivar os modelos dramatúrgicos romântico e naturalista e respetivas linguagens cénicas;
· relacionar os dramas estudados com os respetivos contextos de produção
A unidade curricular encontra-se organizada em unidades temáticas que desenvolverão os seguintes conteúdos:
• Contexto histórico, social e cultural de Portugal (1836-1926).
• As relações entre a História e a Literatura, na produção dramática do período romântico.
• O período finissecular e a produção dramática simbolista.
• O texto dramático como espelho de uma época: o teatro naturalista na 1.ª República.
• Análise dos seguintes textos dramáticos: Frei Luís de Sousa (Almeida Garrett), O Fim (António Patrício), Zilda (Alfredo Cortez), O Gebo e a Sombra (Raul Brandão).
Texto de referência:
Rebello, Luiz Francisco. Três espelhos: uma visão panorâmica do teatro português. Do Liberalismo à Ditadura (1820-1926). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.
Textos de apoio:
Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel P. Teixeira de. O Teatro em Lisboa no Tempo da Primeira República. Lisboa: Museu do Teatro, 2004.
Buescu, Helena Carvalhão (Org.). Dicionário do Romantismo Literário Português. Lisboa: Caminho, 1997.
França, José-Augusto. O Romantismo em Portugal. Estudo de factos socioculturais. 2.ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1993.
Gossman, Lionel. Between History and Literature. Cambridge and London: Harvard University Press, 1990.
Pruner. Michel. L’Analyse du texte de Théâtre. Paris: Dunod, 1998.
Saviotti, Gino. "Teoria de Teatro em Portugal, de Garrett aos nossos dias". In Bulletin d’Histoire du Théâtre Portugais. Lisbonne: Institut Français au Portugal (tome I - n. 2), 1950, pp. 121-152.
Vasconcelos, Ana Isabel P. Teixeira de. O Teatro em Lisboa no Tempo de Almeida Garrett. Lisboa: Museu do Teatro, 2003.
Textos dramáticos de leitura obrigatória:
“Frei Luís de Sousa” e “Memória ao Conservatório”, Almeida Garrett
“O Fim”, António Patrício
“Zilda”, Alfredo Cortez
“O Gebo e a Sombra”, Raul Brandão
Outros artigos que serão disponibilizados à medida que os conteúdos se vão desenvolvendo.
O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se num regime de ensino a distância alicerçado numa pedagogia online contemplada no Modelo Pedagógico Virtual da UAb, com recurso a uma plataforma de e-learning. Este processo parte da leitura de bibliografia selecionada de acordo com o conteúdo das temáticas, seguindo-se o debate em fórum, que exige uma participação ativa e reflexiva dos estudantes, sempre acompanhada pela docente.
Em 3 dos 5 temas são solicitadas atividades que exigem trabalhos individuais de escrita (recensão, comentário, análise crítica de um texto dramático). Assim, o trabalho do estudante desenvolver-se-á a três níveis:
· Leitura do material disponível na plataforma.
· Estudo e discussão de bibliografia e de artigos, utilizando o forum disponível na plataforma.
· Realização de trabalhos escritos.
A avaliação terá em conta diversos elementos que a seguir se explicitam.
· 20% – Participação nos fóruns
· 20% – Recensão crítica
· 20% – Comentário
· 40% – Trabalho final