A unidade curricular Temas de Cultura Portuguesa I propõe um estudo aprofundado de textos ficcionais de José Saramago, José Cardoso Pires e Lídia Jorge, a partir de uma abordagem comparada e transmedial. Partindo de conceitos e reflexões desenvolvidos no âmbito dos Estudos Narrativos, com destaque para a intermedialidade, o curso delineia um percurso de leitura e investigação de obras construídas deliberadamente em diálogo com outras formas de expressão artística, em particular o cinema e a música. Nesse contexto, a literatura é compreendida como espaço de convergência estética, no qual se experimentam procedimentos narrativos que evocam práticas e representações próprias de outros media.
O curso visa promover uma reflexão sobre as relações entre forma literária, memória cultural e práticas artísticas no Portugal contemporâneo, incentivando a investigação e o aprofundamento do estudo da Cultura e da Literatura Portuguesas dos séculos XX e XXI.
Literatura Portuguesa contemporânea
Cultura Portuguesa
Intermedialidade
Construção narrativa
No final desta unidade curricular, espera-se que o(a) doutorando(a) desenvolva as seguintes competências, de caráter geral e específico:
Com foco na ficção produzida em Portugal entre os séculos XX e XXI, com destaque para textos que ativam, de modo explícito ou implícito, diálogos com o cinema e a música, o programa de Temas de Cultura Portuguesa I organiza-se em torno de três grandes tópicos, que serão desenvolvidos com o apoio de textos críticos selecionados e de conceitos provenientes dos Estudos Narrativos, utilizados como ferramentas heurísticas:
NOTA: Apresentam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e/ou de referência. Para cada um dos módulos do programa será indicada bibliografia específica no decorrer da lecionação da unidade curricular.
DAWSON, Paul; MÄKELÄ, Maria (orgs.). The Routledge Companion to Narrative Theory. New York: Routledge, 2023.
GENETTE, Gérard. Métalepse : de la figure à la fiction. Paris: Seuil, 2004.
HERMAN, David; JAHN, Manfred; RYAN, Marie-Laure (orgs.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. New York: Routledge, 2005.
JORGE, Lídia. A costa dos murmúrios. Lisboa: Editores Reunidos, 1994 [1988].
JORGE, Lídia. A noite das mulheres cantoras. Lisboa: Dom Quixote, 2011.
JORGE, Lídia. Os memoráveis. Lisboa: Dom Quixote, 2014.
PIRES, José Cardoso. Balada da Praia dos Cães. Lisboa: Relógio d’Água, 2015 [1982].
PIRES, José Cardoso. E agora, José? 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1999.
PIRES, José Cardoso. O Delfim. 15. ed. Lisboa: Relógio d’Água, 2015 [1968].
RAJEWSKY, Irina. “Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality”, Intermédialités : Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques. Université de Montréal, n. 6, 2005. 43-64.
SARAMAGO, José. Discursos de Estocolmo. Lisboa: Fundação José Saramago, s.d [1998].
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. 27. ed. Porto: Porto Editora, 2022 [1995].
SARAMAGO, José. Levantado do chão. 21. ed. Porto: Porto Editora, 2018 [1980].
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. 25. ed. Porto: Porto Editora, 2016 [1984].
WOLF, Werner. The Musicalization of Fiction: a Study in the Theory and History of Intermediality. Amsterdam: Rodopi, 1999.
E-learning.
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de aprendizagem da unidade curricular.